ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Listado como ponto turístico, Relógio das Flores é monumento abandonado

Por conta do vandalismo, obra virou um amontoado de alumínio em cima de um morro de grama seca

Laiane Paixão | 16/10/2020 09:42



Inaugurado em 2012 o Relógio das Flores, localizado no cruzamento ds Avenidas Duque de Caxias e Lúdio Martins Coelho, deveria ser um dos lugares visitados pelos turistas que entram na cidade. Mas a máquina já não funciona e as flores não existiam.

Hoje em dia quem passa pelo local reclama ao ver apenas um morro de grama seca com alumínios retorcidos em cima. “ Nunca vi funcionando, não sei nem pra que colocaram”, diz o vendedor Fábio Maia que tem o relógio como rota diária para o trabalho.

O monumento custou R$44.600,00, tem três metros de diâmetro e era composto por vários tipos de flores. Os ponteiros do relógio, que foram destruídos por vândalos, eram de alumínio e o acionamento era feito por energia elétrica, com bateria interna e carregador flutuante.

Relógio das Flores no dia da inauguração em Dezembro de 2012. Foto: (Luciano Muta)
Relógio das Flores no dia da inauguração em Dezembro de 2012. Foto: (Luciano Muta)

Em contato com a Prefeitura Municipal, a assessoria de imprensa da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), diz que mesmo sendo reformado uma vez o Relógio das flores desde sua inauguração sofre com vandalismo e roubo da máquina, ponteiros e jardinagem. Por conta disse e do alto custo para reforma ele deve permanecer assim.

"Devido ao alto custo para sua segunda reforma (motor e ponteiros) no maquinário, foi decidido na época que ele seria um monumento contemplativo e figurativo, com paisagismo no entorno. Sua manutenção é realizada pela SISEP", informou a Arquiteta e Urbanista da Sectur, Joelma Arguelho.

Vendedor ambulante no semáforo da Lúdio Martins, Junior Murici (29), conta que a praça onde fica o relógio é sempre limpa e cuidada, mas a estrutura continua precária para um local que é listado como um ponto turístico. “Não é questão nem do relógio funcionar, mas melhorar o bem estar da população na praça, botasse banco para as pessoas, ciclistas que passam aqui que vem de família”, lamenta o ambulante.

Direto das Ruas - Quer sugerir uma pauta também? Entre em contato conosco pelo Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora!

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias