ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Mãe denuncia falta de atendimento em UPA e pede ajuda para polícia

Relato é de que administração de soro gerou perda de sangue e equipe da unidade negou atendimento

Aletheya Alves | 19/10/2021 17:45
Administração de soro rompeu, gerando perda de sangue. (Foto: Direto das Ruas)
Administração de soro rompeu, gerando perda de sangue. (Foto: Direto das Ruas)

Busca por atendimento durante a madrugada desta terça-feira (19) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino gerou uma saga para a vendedora Cindy da Rocha dos Santos, de 27 anos. De acordo com a mãe, os funcionários da unidade se negaram a atender seu filho, de 1 ano e 8 meses, de forma adequada, que só conseguiu uma solução após pedido de ajuda para a polícia.

Denunciando a situação, Cindy explicou que foi até a UPA após seu filho ter episódios frequentes de vômito e diarreia. Já com administração de soro na veia, o sangue do menino começou a retornar, conforme a mãe relatou.

“Chamei os funcionários e eles falaram que era normal, mas eu sabia que não era porque ele tentava tirar o soro do braço, gritando. Tentei falar com o médico, mas ele também disse que era normal”, disse. De acordo com Cindy, a aplicação de soro escapou, gerando maior perda de sangue.

Sem conseguir resolver a situação, a mãe explicou que resolveu procurar atendimento em outra unidade de saúde. “No caminho encontrei uma viatura da polícia e eles me orientaram a ir até a Delegacia. Lá os policiais foram comigo até a Santa Casa e conseguimos atendimento”.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) negou as acusações. Conforme a secretaria, a mãe foi orientada a aguardar para que o procedimento fosse realizado, mas se recusou a esperar. "Assim o sangue que estava refluindo retornaria com a própria fluidoterapia. Ao não aceitar a recomendação novamente, a própria mãe do paciente retirou o acesso venoso, o que pode ter causado um extravasamento de sangue, por não ter sido feito de forma correta, e deixou a unidade".

Ainda conforme a secretaria, o acesso foi realizado com os equipamentos mais indicados para crianças. " O refluxo do sangue acontece quando o braço fica em uma altura superior à adequada para a administração da fluidoterapia, sendo este "empurrado" novamente com o próprio soro enquanto está sendo ministrado".

Direto das Ruas - A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias