ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Preocupada com fechamento de sala de tecnologia, mãe questiona ensino na Capital

Crianças não têm computador em casa e ela teme prejuízos na educação deles e dos demais alunos

Por Cassia Modena | 15/03/2024 11:39
Sala de informática de escola municipal da Capital (Foto: Arquivo/Prefeitura)
Sala de informática de escola municipal da Capital (Foto: Arquivo/Prefeitura)

Ao saber esta semana do fechamento da sala de informática da Escola Municipal José Dorileo de Pina, a mãe de dois alunos diz estar preocupada com possível corte no acesso à tecnologia para as crianças que estudam lá.

"Fecharam e estão tirando as pessoas que trabalham na sala de informática. Não querem deixar mais os alunos usar os computadores. Acho que isso é algo muito grave, principalmente em bairros carentes que precisam desse acesso", fala. Ela preferiu não ser identificada nesta matéria.

A reportagem procurou a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e também a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) para entender o motivo do fechamento e da possível saída de educadores das salas.

A primeira a responder foi a ACP. O presidente da entidade, Gilvano Kunzler, esclareceu ter apurado junto à Semed que poderá haver mudança no ensino da tecnologia a partir deste ano. "As salas de informática estão sucateadas, então, a Secretaria quer entregar a partir deste ano notebooks novos para cada um dos alunos poderem usar dentro das próprias salas de aula", começa.

Segundo Gilvano, a ideia é que os equipamentos cheguem em "carrinhos" nas salas e sejam recolhidos ao final das aulas. Ele não soube informar se alguma escola da rede municipal já adota essa dinâmica.

O presidente da ACP relembra, ainda, que não há mais professores de tecnologia nas escolas. "O cargo foi extinto por medida publicada em 2019 e hoje o que se tem são técnicos de tecnologia", fala. Quanto à possível demissão ou remanejamento desses profissionais, ele disse também não saber.

Compra de notebooks - Em consulta ao Portal da Transparência da Prefeitura de Campo Grande, o Campo Grande News apurou que foram firmados entre janeiro do ano passado e este mês, contratos que somam R$ 16 milhões para a compra de notebooks.

Além de questionar sobre o fechamento da sala na escola do Bairro Universitário e sobre os profissionais que trabalhavam lá, a reportagem ligou para o secretário municipal de Educação, Lucas Bietencourt, e perguntou para a assessoria de imprensa da Semed se os equipamentos comprados serão destinados aos alunos de todas as escolas e se uso do computador na sala de aula tradicional já é feito em alguma escola.

Houve retorno da assessoria apenas sobre a preocupação da mãe. "Foi necessária a readequação das salas de aulas para a inclusão do projeto Fortalecimento das Práticas Pedagógicas, que busca subsidiar a organização do trabalho e das práticas pedagógicas, desenvolvidas em diferentes espaços, para além da sala de aula e em consonância com as especificidades curriculares de cada ano de ensino, com o uso de recursos tecnológicos".

O Campo Grande News também buscou algum anúncio oficial sobre o fechamento das salas de informática para que sejam usadas para outros fins dentro da escola, ou sobre a compra de notebook para alunos usarem dentro das salas de aula, mas não encontrou nada relacionado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias