ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

Sem ventiladores e água gelada, alunos sofrem com onda de calor

Os problemas foram registrados em escolas da Rede Estadual e Municipal

Por Geniffer Valeriano | 18/03/2024 17:11
Sala de aula de alunos do 1° ano da Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins (Foto: Direto das Ruas)
Sala de aula de alunos do 1° ano da Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins (Foto: Direto das Ruas)

Em meio a onda de calor, estudantes reclamam de falta de ventiladores e água gelada em escolas da Rede Estadual e Municipal. Desde o dia 11 de março, Campo Grande passa por uma onda de calor, com mais de 5 °C acima da média.

Mãe de criança de 6 anos com laudo de TEA (Transtorno do Espectro Autista), Dayana Franco, de 35 anos, relata que seu filho não quer mais ir à escola por conta do calor. Apesar de estudar na escola há mais de um ano, o aluno trocou de sala neste novo ciclo escolar.

A assistente de sala conta que neste ano o filho está estudando em uma sala do anexo da Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins, construída no ano passado. Ainda foi dito que na sala não há ventiladores e nem foi instalada a rede elétrica.

“Meu filho sai molhado de suor, não só ele, mas todas e meu filho como é autista ele é mais genioso e por isso ele diz que não quer ir na escola, ele diz: 'mamãe está muito calor', eles vão fazer isso quando? Só quando uma criança parar em um hospital”, contou.

Ao procurar a direção da escola, Dayana se deparou com um mural com várias solicitações, dentre elas pedidos de novos bebedouros e de ventiladores e ares-condicionados para atender aos alunos, além do ligamento da rede elétrica.

“Se tivesse a rede elétrica eu já tinha levado o ventilador da minha casa para dar uma amenizada, imagino que outros pais também. Esses quatro ou cinco anexos não têm energia. O meu menino, se ficar faltando, ele reprova por falta, mas se pra gente debaixo de um ventilador já é angustiante imagina para quem está sem ventilador”, encerrou.

Na Escola Estadual José Maria de Hugo Rodrigues, uma aluna de 15 anos, que pediu para não ser identificada, relatou que até sexta-feira (15) os alunos tiveram que suportar o calorão sem ventilador e água gelada.

Durante o final de semana, os ventiladores foram consertados, mas a água continua sendo quente. “Desde que começaram as aulas não tem água gelada. Procurei a diretora e eles disseram que de manhã a água funciona, mas de tarde, por conta do calor, não gela, mas o bebedor nem parece estar ligado”, disse.

Para conseguir se refrescar, a menina diz precisar comprar água gelada na cantina da escola. “Se eu não compro na cantina não consigo beber água gelada, mas eu não tenho condição de desembolsar R$ 3,50 todo dia. Eu tenho pressão baixa e é tanto calor e a minha pressão cai, eu passo mal e nem uma água gelada eu tenho para tomar”, finalizou.

O Campo Grande News entrou em contato com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), mas até o momento nenhuma das secretarias retornou. O espaço segue aberto.

A Sed (Secretaria Estadual de Educação), negou por meio de nota, que a unidade escolar esteja com bebedouros sem água gelada. A secretaria ainda explica que a venda de água na cantina da escola é vedada. Segundo a nota, a pasta adotou medidas para tentar aliviar o "calorão", nas unidades escolares.

Dentre elas, a suspensão de exercícios físicos e exposição solar nos momentos mais quentes do dia (entre as 10h e 16h) até o final do período de calor extremo; adequar as atividades físicas para que não exijam muito movimento e desidratação; solicitar aos servidores e alunos que tragam recipientes para água; oferecer alimentação mais leve aos estudantes e atendimento especializado caso alguém passe mal devido ao calor.

(*) Matéria editada às 10h03 de terça-feira (19), para acréscimo de nota.

Direto das ruas - A reclamação chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias