ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  30    CAMPO GRANDE 19º

Direto das Ruas

Unidade de saúde tem computadores e ares-condicionados furtados

Furtos são frequentes e a equipe de saúde precisou improvisar uma sala de vacinação para continuar atendimento

Por Viviane Oliveira | 28/04/2025 11:42
Unidade de saúde tem computadores e ares-condicionados furtados
Foto mostra estrutura onde fica o ar-condicionado da unidade de saúde (Foto: Direto das Ruas)

A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Dr. Judson Tadeu Ribas, localizada na Rua Anaca, na Vila Moreninha III, em Campo Grande, vem sendo alvo de ladrões nas últimas semanas. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ladrões furtam computadores, ares-condicionados e equipamentos médicos de UBSF na Vila Moreninha III. A Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Judson Tadeu Ribas foi invadida nos últimos dias e teve três ares-condicionados, quatro computadores, uma cafeteira e instrumentos médicos, como estetoscópio e oxímetro, levados. Os furtos recorrentes obrigam os profissionais a improvisarem uma sala de vacinação, utilizando caixa térmica para conservar imunizantes.A Guarda Civil Metropolitana, acionada pela gerência, constatou a janela da enfermagem quebrada e a ausência de grades de proteção. Um prédio desativado ao lado da UBSF, que funcionava como maternidade, serve de abrigo para usuários de drogas. A Secretaria Municipal de Saúde Pública foi contatada e deve se pronunciar sobre o caso.

Segundo apurado pela reportagem, nos últimos dias já haviam sido furtados aparelhos de ares-condicionados e, neste fim de semana, a unidade foi invadida novamente, dessa vez para levar computadores.

Ao todo, foram furtados três ares-condicionados, quatro computadores, uma cafeteira utilizada pelos servidores, além de instrumentos médicos como estetoscópio e oxímetro, essenciais para os atendimentos.

Ainda conforme apurado, os furtos são frequentes, e a equipe de saúde precisou improvisar uma sala de vacinação para continuar os atendimentos. Uma caixa térmica está sendo usada para manter as vacinas na temperatura adequada. Não há presença da GCM (Guarda Civil Metropolitana) na unidade. Os agentes foram ao local após a gerente do posto acioná-los.

Unidade de saúde tem computadores e ares-condicionados furtados
Sala de posto de saúde revirada por bandidos que entraram para furtar (Foto: Direto das Ruas)

A equipe da Guarda encontrou a janela da sala de enfermagem quebrada e, na parte externas, alguns materiais jogados. Foi observado também que as janelas não possuem grades de proteção, o que pode ter facilitado a entrada dos invasores.

Ao lado do posto, há um prédio desativado, anteriormente utilizado como maternidade, e tem servido de abrigo para usuários de drogas. A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) que ficou de dar retorno sobre a situação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias