ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 32º

Economia

A cada quatro novas indústrias de MS, três são instaladas em Campo Grande

Vinícius Squinelo | 15/08/2011 14:35

Incentivos fiscais e mão-de-obra qualificada tendem a trazer ainda mais indústrias para a Capital de MS

Quarta indústria de confecção foi inaugurada nesta segunda-feira, 15, em Campo Grande. (foto João Garrigó)
Quarta indústria de confecção foi inaugurada nesta segunda-feira, 15, em Campo Grande. (foto João Garrigó)

A inauguração de mais uma fábrica de confecção, a quarta da cidade e a 14ª empresa de grande porte do setor, demonstra a tendência de industrialização vivida por Campo Grande nestes últimos anos, pelo menos é o que acredita o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc), o vice-prefeito Edil Albuquerque.

“Descobriram Campo Grande, isto é o que posso dizer. Estamos trabalhando, com incentivos e o resultado está vindo rapidamente”, destacou Edil, durante inauguração da empresa Kabriolli, no Pólo Industrial de Campo Grande. “Aqui, por exemplo, já estamos sem lugar para alojar empresas”, relatou o vice-prefeito.

Edil comentou que é difícil quantificar a quantidade de indústrias na cidade, mas relatou que somente o setor das confecções, que empresa 2,5 mil pessoas, gera cerca de 10 a 15 bilhões de reais por mês.

“Hoje, em em cada quatro indústrias instaladas em MS são em Campo Grande, e já estamos conversando com mais empresas que virão para cá”, comentou Edil.

Presente na inauguração, o governador André Puccinelli (PMDB) destacou o Programa de Desenvolvimento Econômico e Social iniciado em sua gestão como prefeito da Capital. Segundo André, incentivos municipais, como doação de terrenos, e do governo estadual, como a redução do ICMS, são de suma importância para a industrialização do estado. “Podem ir em qualquer estado no Brasil, ninguém dá os incentivos que nós damos”, garantiu André.

Edil Albuquerque, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio. (foto: João Garrigó)
Edil Albuquerque, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio. (foto: João Garrigó)

Já o prefeito Nelsinho Trad, também do PMDB, fez questão de ressaltar que o trabalho contínuo gera uma mais efetiva atração de indústrias para a Capital.

Mão-de-Obra-Ao mesmo tempo um atrativo e uma dificuldade, a qualificação do profissional de MS ainda é desafio para as empresas e autoridades.

“Temos hoje 220 funcionários, e só não temos mais porque não encontramos pessoal qualificado”, comentou Davi Bacellar, proprietário da indústria de confecção inaugurada hoje.

O prefeito Nelsinho afirmou conhecer o problema, e garante que ações estão sendo realizadas para treinar a mão-de-obra campo-grandense.

Por outro lado, o vice-prefeito Edil comentou que, mesmo com as dificuldades enfrentadas com a falta de capacitação, este é justamente um ponto que Campo Grande leva vantagem das outras cidades de MS, em especial Três Lagoas, o que torna a Capital mais atrativa para os empresários.

Nos siga no Google Notícias