ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Ação gratuita orienta sobre como ser empreendedor formal e regularizar MEI

Evento acontece até sexta-feira (12) com atendimento e palestras

Priscilla Peres e Ricardo Campos Jr | 08/05/2017 13:04
Atendimento acontece na Praça Ary Coelho.(Foto: Ricardo Campos Jr)
Atendimento acontece na Praça Ary Coelho.(Foto: Ricardo Campos Jr)

Começou hoje em Campo Grande e outros 14 municípios de MS, a Semana do MEI (Micro Empreendedor Individual). O evento terá atendimento gratuito até sexta-feira (12), voltado para empreendedores que querem sair da informalidade, regularizar sua situação ou tirar dúvidas.

Para agilizar o atendimento, que em Campo Grande acontece na praça Ary Coelho, foi montada uma estrutura para que a população resolva seus problemas, ou ao menos, sai de lá com encaminhamento para resolver a demanda. As atividades acontecem das 8h às 17h e a programação pode ser encontrada aqui

De acordo com o superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça, Mato Grosso do Sul tem 100 mil Meis registrados na Jucems (Junta Comercial de MS), mas 60% deles estão inadimplentes em relação ao pagamento de tributos. "Isso acontece por desconhecimento dos empresários sobre as regras".

A organização espera que até a sexta-feira, 1,5 mil pessoas passem pelo local. Quem chega lá faz um cadastro, recebe um crachá e é encaminhada para a área específica da demanda. Ao mesmo tempo ainda são realizadas palestras sobre vários temas.

Katia buscou informações para retomar seu negócio em Terenos. (Foto: Ricardo Campos Jr)
Katia buscou informações para retomar seu negócio em Terenos. (Foto: Ricardo Campos Jr)

Entre as vantagens de se tornar MEI, Claudio Mendonça afirma que é possível "emitir nota, fazer empréstimo em bancos e ainda tem a questão da segurança", como auxilio saúde, auxilio maternidade e aposentadoria.

Com uma crise instalada no país e o alto número de desempregados, a cidade viu o número de empreendedores crescer nos últimos anos. Para Claudio, atualmente "as pessoas estão empreendendo por necessidade". Já o secretário estadual, Jaime Verruck, acredita que a tendência é aumentar, após a aprovação da lei que autoriza a terceirização em todas as áreas.

Busca - Logo nas primeiras horas de atendimento Katia Regina Fernandes, 41, aproveitou para tirar suas dúvidas. Ela mora em Terenos e no ano passado iniciou uma empresa de cesta cafe da manhã e bolos, mas abandonou o projeto após a morte do marido.

Passada a fase de luto, ela afirma que quer reabrir um negócio, regularizar a situação e investir na ideia. "Decidir reabrir pelos meus filhos, eu havia me acomodado, mas eu acordei e decidi recomeçar. Hoje em vim colocar tudo em ordem para recomeçar meu negócio".

Outro que viu o atendimento e buscou ajuda foi Jair Antonio dos Santos, 35. Ele tem uma empresa de entregas há seis anos, mas é informal. Hoje foi até a praça Ary Coelho para sair da informalidade e saber o que precisa fazer para isso.

"Pela questão dos benefícios em relação a geração de crédito e prestação de serviço e poder emitir nota fiscal, eu acho que chegou a hora de sair da informalidade", disse.

Nos siga no Google Notícias