ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Agraer adquire novos equipamentos e faz treinamento com servidores

Nyelder Rodrigues | 16/02/2018 20:56
Equipamentos seguem a tendência do setor (Foto: Divulgação)
Equipamentos seguem a tendência do setor (Foto: Divulgação)

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) realizou nesta semana um treinamento com os servidores que vão operar os novos equipamentos adquiridos pelo órgão e que serão usados nas áreas de agrimensura, cartografia, topografia, geoprocessamento, entre outros.

Nos últimos anos houve um grande avanço no desenvolvimento de técnicas e tecnologias nesses setores e por isso foi necessário renovar equipamentos, já que a Agraer, entre suas atuações, trabalha com a regularização de terras, zoneamento ecológico, perícias em propriedades, desapropriação e inventários.

O treinamento foi promovido por profissionais da empresa Zamir Geo-tecnologia. "Foi uma ação rápida para preparar os técnicos da Agraer a operacionalizar os equipamentos recém adquiridos via licitação", explicou o chefe do setor de Agrimensura e Assentamento, Flávio Lúcio Pereira.

Formado por três itens, sendo eles prisma, GPS e uma estação total, os equipamentos avaliados em R$ 200 mil foram adquiridos via licitação. De última geração, eles possibilitarão uma maior qualidade na precisão dos dados levantados pelos profissionais que vão a campo.

Equipamentos - Estação Total ou taqueômetro, o equipamento é basicamente um instrumento computadorizado de medição de ângulos (horizontais e verticais) e distâncias, que substitui a grande maioria dos equipamentos usados para medições em campo conhecidos até então.

Entre outros recursos, ela possui um distanciômetro e um nível, ambos de grande precisão, uma calculadora e uma caderneta eletrônica. Todos estes dispositivos são computadorizados e integrados, o que aumenta a confiabilidade por si só.

Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total em um local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento.

Já o GPS é um dos novos instrumentos que revolucionou a medição de posicionamentos. A possibilidade de se ver um terreno de cima, com a fotogrametria ou com o sensoriamento remoto orbital (imagens de satélite) deu muito maior rapidez ao levantamento dos dados.

Nos siga no Google Notícias