ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Alta no preço dos tomates respondeu por 25% da inflação oficial em julho

Vitor Abdala, da Agência Brasil | 08/08/2012 13:07

A alta de 50% no preço dos tomates respondeu por um quarto da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em julho (0,43%). “O tomate é um produto muito sensível, afetado pelas chuvas, pelo calor. Com as chuvas nas principais regiões produtoras, houve redução da oferta e da qualidade do fruto e isso elevou o preço a ponto de haver um aumento de 50%”, disse a coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina dos Santos.

As chuvas afetaram também produtos como a cenoura, que teve inflação de 17,81% em julho. Na média, os alimentos subiram 0,91% no mês passado, respondendo por metade da inflação oficial no período. Segundo o IBGE, a alta nos preços foi provocada não só por questões climáticas, mas também pela redução da área plantada de lavouras como o feijão e pelo aumento do preço internacional de produtos como a soja.

Alguns alimentos, no entanto, tiveram queda nos preços, como as carnes, que tiveram taxa de –1,13%, devido ao aumento do número de animais abatidos no país naquele mês.

Os alimentos acumulam alta de 4,19% no ano e de 8,67% no mês. Com a alta no preço dos alimentos e de despesas pessoais em julho, o IPCA acumulado em 12 meses subiu pela primeira vez depois de nove quedas consecutivas e chegou a 5,2%.

Nos siga no Google Notícias