ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Governo vai mudar regra do IPVA e prevê incentivo à venda de usados

Fabiano Arruda e Aline dos Santos | 27/09/2012 08:56
Segundo o secretário estadual de Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto, expectativa é que imposto tenha queda para todos os condutores no ano que vem. (Foto: Minamar Junior)
Segundo o secretário estadual de Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto, expectativa é que imposto tenha queda para todos os condutores no ano que vem. (Foto: Minamar Junior)

A mudança na base de cálculo do IPVA para o ano que vem tem como objetivo incentivar o setor de carros usados em Mato Grosso do Sul, que vive fase de estagnação por conta dos incentivos do Governo Federal para a compra de veículos novos.

A explicação foi dada nesta quinta-feira pelo secretário estadual de Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto.

Ele explicou que o IPVA é calculado de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que estipula índices de primeiro, segundo e terceiro padrões, correspondentes a carros com até dois anos, cinco a sete anos e mais de oito anos, respectivamente.

O Governo do Estado faz a cobrança pelo padrão médio e, para o ano que vem, planeja baixar todos os veículos para o terceiro.

“Você tem um carro novinho e vai pagar de velhinho”, explicou Lorenzetto em entrevista nesta manhã, durante encontro, em Campo Grande, com secretários de Fazenda de todo o País.

Dessa forma, a expectativa é que o IPVA tenha redução para todos os condutores em 2013. Segundo o secretário, a tabela Fipe chega ao Governo em novembro e os valores do imposto saem em dezembro. Por enquanto, ainda não há como mensurar qual será a redução média do tributo.

Nos siga no Google Notícias