A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

24/11/2008 16:58

Aneel leiloa concessão para construção de linhas em MS

Redação

Na manhã de hoje a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) leiloou linhas 36 de transmissão de energia que ligarão usinas de álcool, que geram energia elétrica a partir da queimam bagaço de cana, e pequenas centrais hidrelétricas em Mato Grosso do Sul e Goiás, ao Sistema Integrado Nacional, que distribui a energia até o consumidor.

O leilão foi realizado na BM&F, no Rio de Janeiro, o ganhador foi um consórcio brasileiro e espanhol e teve um deságio médio de 16,15%. Ao todo serão 2044 quilômetros de linhas de alta tensão, um investimento de mais de R$ 1 bilhão.      

"Foi muito mais que um leilão de linhas de transmissão, trata-se de um arranjo que permite a implantação de usinas que queimam bagaço de cana nos Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás e esses lotes leiloados permitirão o escoamento da energia gerada por essas usinas", disse Jerson Kelman, diretor-geral da Aneel.

As obras devem gerar nove mil empregos diretos. As linhas devem estar prontas e em operação em 18 meses após a assinatura dos contratos de concessão. O leilão foi vencido por que ofereceu a menor receita anual permitida, isto é, quem ofereceu os serviços pelo menor preço.

Após o fim do contrato, em 2025, as linhas de transmissão de interesse exclusivo das centrais de geração para conexão compartilhada (ICG) e as instalações de interesse exclusivo e de caráter individual das centrais de geração (IEG) passarão a ser de propriedade da Enersul e da Celg Distribuições (distribuidora de Goiás) sem nenhum custo.     

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions