ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Apesar da crise, 55 microempresas individuais são abertas por dia em MS

Fernanda Yafusso | 06/10/2016 21:48

Somente no primeiro semestre de 2016, Mato Grosso do Sul recebeu, conforme dados do Simples Nacional, 13.348 novos cadastros de MEIs (Microempreendedores Individuais). Esse número equivale a 55 novas aberturas por dia.

Além disso, esse número se manteve estável se comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo já são 145.880 MEIs no Estado e as empresas registradas na Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), somente no primeiro semestre foram 3.868 aberturas.

Segundo a avaliação do presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, apesar de um período mais difícil, novos empreendedores continuam apostando na economia. "Com a intenção de consumo aumentando, a confiança do empresário também vem reagindo. O segundo semestre vem transcorrendo dentro da expectativa"

Antes de empreender, Ivan Aparecido Lima de 41 anos, atuava como auxiliar de taxista e decidiu ter o próprio negócio. O MEI foi uma oportunidade de formalização do negócio para ele, que trabalha há um ano com a venda de hortifrútis. "É um alívio, a expectativa é de melhora e temos que ser otimista, não podemos baixar a guarda".

De acordo com o analista do Sebrae-MS, Matheus Oliveira, em um ano o índice de pessoas desocupadas no País cresceu 38%, um fator que impulsiona a abertura dos MEIS, como empreendedorismo por necessidade.

Porém, segundo o analista, para atingir sucesso é fundamental estudar o mercado e conhecer riscos. "O Sebrae oferece, por meio do programa Nascer Bem, informações que vão desde aspectos burocráticos à gestão, com vários treinamentos. O empreendedor estará mais preparado, com um plano de negócios".

Nos siga no Google Notícias