ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Apesar de alta anual, volume de serviços recua pelo 2º mês consecutivo em MS

Pesquisa mostra que houve avanço de 11,9% em relação a agosto de 2020

Jhefferson Gamarra | 14/10/2021 13:18
Consumidor em um restaurante de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Consumidor em um restaurante de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O volume de serviços em Mato Grosso do Sul recuou 3,2% na passagem de julho para agosto. Esta é a segunda taxa negativa seguida. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram  divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O indicador mostra que o setor avançou 11,9% em relação a igual período de 2020. No acumulado do ano, a alta é de 14,3%. Já no comparativo de 12 meses, a variação é positiva em 11,1%, mantendo a trajetória ascendente iniciada em fevereiro deste ano.

Apesar da queda consecutiva, o Estado mostra um movimento de recuperação desde setembro do ano passado, onde chegou ao patamar visto na pré-pandemia, mas caiu em janeiro e fevereiro de 2021. Com a alta em março, voltou a superar o nível pré-pandemia e em agosto ficou 6,3%.

A nível nacional, Mato Grosso do Sul foi o 3ª estado da federação que apresentou a maior retração na passagem de julho para agosto. Roraima com -7,4% e Mato Grosso com -3,6% foram os que tiveram as maiores diminuições. Na contramão, outros 16 estados apresentaram aumento, com destaque para São Paulo (0,5%),  Rio Grande do Sul (4,2%), Paraná (1,0%) e Bahia (1,7%).

O setor de serviços engloba atividades que oferecerem um serviço útil ao consumidor e não um produto final. Como por exemplo, turismo, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral.

Nos siga no Google Notícias