ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Após reunião em Brasília, André pede mudanças no Confaz

Vinícius Squinelo | 10/08/2011 12:39

Decisões do Conselho só podem ser tomadas por unanimidade, o que acaba prejudicando Estados como o MS

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que uma mudança no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) é prioritariamente necessária. As principais decisões do órgão só podem ser tomadas por unanimidade, o que beneficia Estados mais industrializados, como São Paulo, que emperram mudanças tributárias.

“Cheguei ontem, e me preocupou muito a reunião de ontem, o problema é maior do que vislumbrávamos quando começamos a tratar a reforma tributário. O MS fica em um bloco intermediário, nem totalmente prejudicados nem beneficiados”, afirmou André, durante lançamento do projeto “TRE na Escola-Cidadã”, na Escola Estadual Joaquim Murtinho em Campo Grande.

Ontem, em Brasília, foi realizada uma reunião dos gestores estaduais das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, que definiu a “Carta de Brasília”, a ser entregue à presidente Dilma Rousseff. O documento é assinado por 20 governadores.

O governador reclamou da forma como são realizadas as decisões no Confaz, onde todos os Estados precisam estar de acordo com as mudanças. “Até para aprovar uma Emenda Constitucional precisa ter 3/5 dos votos, é o que queremos no Confaz, caso contrário prejudica o Centro-Oeste”, afirmou André, lembrando que Estados mais industrializados, como São Paulo, não possuem interesse em mudanças, e derrubam o que não acharem procedentes.

“São 22 pontos ao todo, sendo que cinco deles já são unanimidades entre os Estados”, explicou o governador. Entre os cinco é defendida a divisão do ICMS do e-commerce de forma igualitária entre os estados de origem do produto e do consumidor e que as decisões do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), formado por representantes de todo os estados, sejam consolidadas com a aprovação dos temas por 3/5 dos participantes.

Também no documento consta que o Governo federal devolva 50% da desoneração tributária provocada pela Lei Kandir (Lei Complementar nº 87/96) – o retorno médio é de 10% - e que haja distribuição dos royalties do Pré-Sal de forma justa.

Outro tema incluído na Carta de Brasília foi a mudança do índice de correção das dívidas dos estados com o Governo federal, hoje utiliza-se o IGP-DI (Índice Geral de Preços- Disponibilidade Interna), a proposta do grupo é que a correção seja feita pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor).

Nos siga no Google Notícias