ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Atraso na colheita de soja atrapalha fase final de plantio de algodão

Caroline Maldonado | 03/03/2015 10:29
Primeiros talhões semeados com algodão safra na região já estão na fase reprodutiva, a maioria na fase de emissão de flores (Foto: Divulgação/Ampasul)
Primeiros talhões semeados com algodão safra na região já estão na fase reprodutiva, a maioria na fase de emissão de flores (Foto: Divulgação/Ampasul)

Com o atraso da colheita de soja, as lavouras de algodão que ficam próximas as oleaginosas ficaram prejudicadas no fim do plantio, em fevereiro, em Mato Grosso do Sul. Isso, porque a plantação de soja acabou sendo um fornecedor de várias pragas, comuns à cultura do algodão como percevejos, mosca branca e mariposas, segundo a Ampasul (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão).

As chuvas intensas, nas últimas três semanas de fevereiro, também atrapalharam o desenvolvimento do algodão, em especial dos talhões plantados há mais tempo. Em Chapadão do Sul, ventos fortes e umidade do solo alta não permitiram períodos adequados para as boas pulverizações, segundo relatório da associação, que acompanha a safra em todo o Estado.

Em contrapartida, transgênicos ajudaram conter as pragas e a usar menos agrotóxico nas lavouras. Os produtores de algodão em Mato Grosso do Sul finalizaram no fim de fevereiro o plantio de algodão com a incidência de pragas e doenças dentro dos níveis normais, graças ao uso de transgênicos. A tecnologia tem ajudado ainda a usar menos agrotóxicos nas lavouras, de acordo com a Ampasul.

Na avaliação do engenheiro agrônomo Danilo Suniga de Moraes, a safra de algodão segue bem , porém pragas e doenças demandam atenção contínua. “As tecnologias transgênicas com duas proteínas diferentes, derivadas da biotecnologia, têm colaborado muito para esta situação de tranquilidade no controle de lagartas e menor uso de agroquímicos, enquanto nas áreas de refúgios (essenciais para a preservação da eficácia do algodão-Bt) a atenção necessária é maior, pois demandam tratamentos fitossanitários”, detalhou Danilo.

De acordo com o engenheiro, os primeiros talhões semeados com algodão safra na região já estão na fase reprodutiva, a maioria na fase de emissão de flores. O pulgão está sendo a praga de maior frequência até o momento.

Para garantir, a não infestação de pragas, os produtores controlam plantas tigueras de algodão, que ficam as margens das rodovias. “Isso é essencial para reduzir a população do bicudo na região, pois essas plantas sem tratos culturais adequados, servem apenas para abrigar, alimentar e proliferar pragas e doenças indesejáveis para o sistema; esta operação também contribui para a limpeza destas áreas”, explica o especialista.

Nos siga no Google Notícias