ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Aumento da mistura de álcool na gasolina pode compensar perdas da safra de cana

Zana Zaidan | 09/04/2014 17:50
Aval do governo pode ajudar produtores de cana, opina Hollanda (Foto: Marcelo Victor)
Aval do governo pode ajudar produtores de cana, opina Hollanda (Foto: Marcelo Victor)

Anunciado como um “socorro” ao setor sucroenergético brasileiro, o aumento do percentual de etanol na gasolina é apontado pela Biosul, que representa as 22 usinas em operação no Estado, como uma das soluções para equilibrar as perdas causadas pela geada na safra 2013/2014. A proposta é aumentar a adição do álcool anidro à gasolina dos atuais 25% para 27,5%.

“Pode ajudar o setor a recuperar as perdas que, no momento, vai concentrar os investimentos para driblar os custos e conseguir produzir o máximo, com o mínimo. E pode ser bom porque, ao mesmo tempo, é uma ajuda a Petrobras, que também não passa por um bom momento”, opina o presidente da entidade, Roberto Hollanda. O argumento é que, a diminuição da quantidade de gasolina na mistura reduz os custos de importação da gasolina.

Com a crise no setor, três usinas do Estado fecharam as portas nos últimos cinco anos. No Brasil, o total chega a 44, além de outras 55 que entraram em recuperação no mesmo período. “E não há perspectiva de chegada de novas unidades”, afirma Hollanda.

Impasse – A proposta dos usineiros não foi aprovada devido ao lobby dos fabricantes de veículos no Brasil. A preocupação é que os motores à gasolina não estejam preparados para operar com mais de 25% de álcool na mistura.

“Se o carro for flex, agüenta a quantidade que for. A questão é com carros importados e aqueles mais antigo”, pondera Hollanda.

Nos siga no Google Notícias