ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Beneficiários do Auxílio Brasil não terão crédito consignado em grandes bancos

Levantamento foi feito pelo jornal O Globo após lei sancionada por Jair Bolsonaro (PL)

Adriano Fernandes | 06/08/2022 18:05
Notas de cem reais. (Foto: Daniel Dan/Pexels)
Notas de cem reais. (Foto: Daniel Dan/Pexels)

Alguns dos maiores bancos privados do país não vão oferecer empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. Essa possibilidade foi sancionada em lei pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última quinta-feira (04). Só em Mato Grosso do Sul a estimativa é de que pelo menos 105 mil pessoas beneficiadas com o Auxílio Brasil, contratassem os empréstimos consignados, conforme a Aneps (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País).

Entretanto, levantamento feito pelo jornal O Globo constatou que Bradesco, Itaú, Santander, Nubank e BMG já decidiram não oferecer o crédito. O motivo, ainda conforme o levantamento, é a preocupação com o endividamento das pessoas em condição de vulnerabilidade social em um empréstimo que pode comprometer até 40% do valor-base do benefício (R$ 400). O consignado já era oferecido com juros de até 78% ao ano nas instituições financeiras, após a divulgação da proposta.

Entre os demais bancos privados,  Inter e o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) também não vão ofertar o empréstimo. Já o banco PAN informou que está se preparando para oferecer a modalidade de crédito e que sua atuação será limitada ao previsto na proposta do governo.

Vão liberar - Entre os bancos públicos, o Banco do Brasil afirmou que ainda analisa a possibilidade de operar a linha de crédito, assim como o Banco do Nordeste. O Banco de Brasília (BRB) disse que não vai participar. Já a Caixa informou que os consignados do Auxílio Brasil começarão após o governo regulamentar a linha, e que as taxas de juros serão informadas posteriormente. Além disso, disse que orienta os clientes sobre a importância do “crédito consciente”:

O governo está finalizando o decreto com a regulamentação do consignado. Além disso, o Ministério da Cidadania vai editar uma portaria com a lista dos bancos credenciados.









Nos siga no Google Notícias