ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Briga sobre consignado será assunto de audiência do CNJ

Redação | 29/11/2010 09:53

A briga judicial envolvendo a disputa pelo direito de fazer empréstimos consignados aos servidores estaduais de Mato Grosso do Sul será um dos assuntos que serão levados para a audiência pública que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) faz no dia primeiro de dezembro, quarta-feira, sobre o funcionamento da Justiça em Mato Grosso do Sul.

A audiência faz parte da inspeção especial determinada pelo CNJ no Judiciário do Estado e os representantes da ABBC (Associação Brasileira de Bancos) agendaram manifestação sobre a disputa judicial que travam com o Banco do Brasil, instituição que, conforme decreto do Governo do Estado de fevereiro deste ano, tem a exclusividade para fazer os consignados ao funcionalismo.

Por enquanto, as outras instituições estão podendo fazer empréstimos com prazo até 48 vezes, o que, segundo elas, tira praticamente toda a cliente, uma vez que o Banco do Brasil oferece empréstimos com prazo de até 72 vezes.

O decreto editado em fevereiro previa uma sobrevida de 90 dias para as outras instituições.

Como a validade do decreto foi derrubada, dias após ele ser editado, por decisão do TJ (Tribunal de Justiça), esse prazo não chegou a contar ainda.

O caso se transformou em uma batalha judicial, que já chegou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Lá, o Governo do Estado obteve decisão favorável, no dia 8 de novembro, restabelecendo a validade do decreto.

Na semana passada, segundo o Campo Grande News apurou, um novo recurso foi julgado favoravelmente à ABBC, derrubando o decreto, mas o Governo do Estado recorreu ao STJ exigindo que fosse cumprida a decisão da instância superior.

Com isso, as outras operadoras de crédito só estão oferecendo a possibilidade de empréstimos consignados aos servidores em até 48 vezes. De acordo com a associação que reúne as empresas do setor em Mato Grosso do Sul, o movimento caiu a praticamente zero e já houve mais de 150 demissões.

Nos siga no Google Notícias