ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Câmara aguarda projeto, mas promete “guerra” contra reajuste de 18% sobre IPTU

Caroline Maldonado e Kleber Clajus | 04/11/2014 11:39
Vereador Chiquinho Teles (PSD) levantou discussão sobre reajuste do IPTU nesta manhã, na Câmara Municipal (Foto: Kleber Clajus)
Vereador Chiquinho Teles (PSD) levantou discussão sobre reajuste do IPTU nesta manhã, na Câmara Municipal (Foto: Kleber Clajus)

Com a discussão sobre o reajuste do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), levantada nesta manhã pelo vereador Chiquinho Teles (PSD) na Câmara Municipal, deu para perceber que o assunto pode virar uma “guerra” até a votação. O projeto ainda não foi entregue aos parlamentares pelo executivo. A proposta da prefeitura deve ser de 18% a mais para o contribuinte em 2015, mas vereadores prometem votar contra o percentual.

Chiquinho Teles citou problemas nas áreas da saúde e obras da cidade para criticar o aumento proposto pelo prefeito Gilmar Olarte (PP). O vereador lembrou a falta de médicos pediatras nos postos de saúde e a obra de drenagem no Bairro Cidade Morena, que foi paralisada após a empresa decretar falência.

“A Câmara não pode pagar essa conta. Pelo jeito que vai, vai ser aprovado, mas não vou votar para onerar mais o contribuinte. Apertou [as finanças], vai tirar do contribuinte que já paga horrores? O prefeito esta mal assessorado”, provocou. Luiza Ribeiro (PPS), também se posicionou contra o aumento de 18% e sugeriu à prefeitura cortar comissionados e outros gastos desnecessários.

A discussão ocorre justamente no momento em que João Rocha (PSDB) está deixando a liderança do prefeito na Câmara. Para o vereador Eliseu Dionísio (SD), é incoerente o prefeito propor 18% de aumento, já que “o PP (Partido Progressista) fez campanha prometendo o não reajuste”. “Quanto a correção, creio que deva ser conservadora e não superior a 8%. Passou disso, é absurdo!”, defendeu Dionísio.

Na opinião do vereador Zeca do PT, o prefeito deveria “aproveitar o momento para lançar o IPTU progressivo em que terrenos baldios no Centro e construções mais caras têm taxação maior e desonerar outros setores”. Herculano Borges (SD) também defendeu aumento de 8% no imposto. “A Câmara vai votar e brigar para ser menor, mas os vereadores entendem a dificuldades que a prefeitura está passando. Se houver algum reajuste que não caia apenas nas costas do contribuinte”, disse.

A vereadora Carla Stephanini (PMDB), por sua vez, defendeu a administração passada e ponderou sobre o reajuste. “Campo Grande vivia uma situação de adimplência, porque a população vivenciava situação cujo os serviços eram prestados com eficiência, com apenas alguns problemas pontuais. Nesse ano não se pode resolver tudo com uma única canetada, mas a questão deve ser resolvida com cautela, até mesmo para a compreensão do contribuinte [sobre o percentual aplicado]”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias