ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Campanha contra febre aftosa vacinou 98% do rebanho do país

Jonas Valente, da Agência Brasil | 31/08/2018 21:30
No total, foram imunizados 197,87 milhões de bois e búfalos de um universo de 201,2 milhões. (Foto: Arquivo)
No total, foram imunizados 197,87 milhões de bois e búfalos de um universo de 201,2 milhões. (Foto: Arquivo)

A campanha de vacinação contra a febre aftosa alcançou 98,3% dos animais do país. No total, foram imunizados 197,87 milhões de bois e búfalos de um universo de 201,2 milhões. A iniciativa ocorreu em maio, mas os dados foram divulgados somente hoje (31) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A primeira etapa envolveu animais de todas as idades. Para novembro, está prevista uma segunda etapa tendo como alvo aqueles de até dois anos. Nesta faixa etária, há necessidade de, pelo menos, uma dose por semestre para assegurar a imunização.

Os donos de bois e búfalos não vacinados na primeira etapa ainda devem fazê-lo. Segundo o Mapa, o órgão e os serviços veterinários oficiais buscam esses pecuaristas com o objetivo de estender a imunização a 100% do rebanho.

A preocupação com a vacinação se dá pelo fato de o status ser um fator de valorização das exportações de proteína para outros países. Atualmente, o Brasil é considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) país livre da febre aftosa com vacinação.

Entretanto, o Brasil ainda não conseguiu ser considerado país livre de aftosa sem vacinação. Apenas Santa Catarina está nesta condição. De acordo com o Ministério da Agricultura, a meta é atingir esse reconhecimento até 2023.

Nos siga no Google Notícias