A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

07/10/2016 09:27

Campo Grande lidera maior inflação do país em setembro, segundo IBGE

Renata Volpe Haddad
Vestuário em Campo Grande acumulou alta de 1,75% em setembro, que contribuiu para subida na inflação na Capital. (Foto: Fernando Antunes)Vestuário em Campo Grande acumulou alta de 1,75% em setembro, que contribuiu para subida na inflação na Capital. (Foto: Fernando Antunes)

Campo Grande liderou o ranking nacional da inflação em setembro e foi o município onde sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram taxas superiores à média nacional, segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgados nesta sexta-feira (7).

A variação acumulada na Capital no mês passado foi de 0,48%. A inflação no país em setembro foi de 0,8%, bem abaixo dos 0,44% de agosto. Segundo o IBGE, essa queda na média brasileira, deve-se a baixa nos preços de alimentos e bebidas, artigos de residências e transportes.

No ano, a inflação acumulada na Capital é de 5,76% e em 12 meses, o registro é de 9,39%. Em agosto, Campo Grande registrou o terceiro menor índice do país, com média de 0,18%.

Os grupos que registraram alta na Capital, foram: Vestuário 1,74%; Transportes 0,75%; Saúde e Cuidados Especiais 0,57%; Habitação 0,46%; Despesas Pessoais 0,41%; Comunicação 0,32%; Artigos de Residência 0,31%; Alimentação 0,11%.

Conforme o IPCA, o grupo Habitação foi pressionado por causa da alta do botijão de gás e o grupo Vestuário aumentou devido ao encarecimento de preço nos calçados e roupas.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions