ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Campo Grande tem menor inflação para outubro dos últimos dez anos

Ricardo Campos Jr. | 08/11/2017 11:15

Campo Grande fechou outubro com inflação de 0,28%, o menor índice registrado para esse mês nos últimos dez anos. Os dados IPC/CG (Índice de Preços ao Consumidor da Capital) foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Nepes (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais) da Uniderp.

A cidade teve um índice menor que esse apenas em 2006, quando a inflação fechou em -0,08%. Além disso, houve queda também na comparação com setembro, que teve 0,33%.

Levando em consideração os últimos 12 meses, em contrapartida, o IPC ficou em 2,38%, abaixo do centro da meta do CMN (Conselho Monetário Nacional) que é de 4,5%. No acumulado de janeiro a outubro, a inflação de 1,78%.

O estudo revela as despesas do grupo habitação, que englobam eletrodomésticos e produtos usados nas residências dos cidadãos, foram as que mais contribuíram para o resultado com queda de 0,26%. Os gastos com saúde (exames, remédios e planos) também ficaram menores, na ordem de 0,10%.

Em contrapartida, o setor de vestuário foi o grande vilão do mês, com alta de 1,76%, além do botijão de gás, que ficou 4,87% mais caro no mês. A alimentação teve alta de 0,74%, transportes de 0,33% e educação de 0,09%.

"A inflação ainda permanece controlada, pois na análise da inflação acumulada as taxas estão bem abaixo da meta inflacionária fixada pelo governo, o que indica que as medidas econômicas tomadas pelas autoridades vêm dando certo, surtindo os efeitos esperados. Com isso, tem diminuído o valor da taxa Selic, que está atualmente em 7,5%, sinalizando que os juros podem baixar mais, dinamizando o setor econômico brasileiro, com geração de emprego e renda", explica o coordenador do Nepes/Uniderp, Celso Correia de Souza.

Campo Grande tem menor inflação para outubro dos últimos dez anos
Nos siga no Google Notícias