ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Censo agropecuário começa domingo e percorrerá 357 mil km em MS

Por Renata Volpe Haddad | 29/09/2017 12:23

Depois de 10 anos sem que o levantamento agropecuário fosse realizado no Brasil, o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começa a mapear as propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, e deve percorrer 357 mil quilômetros, a partir de domingo (1).

Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul serão visitados e mapeados, por 550 pessoas contratadas e 346 recenseadores. A agricultura familiar também entra na pesquisa que deve gerar informações detalhas do Estado. No total, serão investidos R$ 780 milhões para a realização do censo. A pesquisa deve ser concluída em fevereiro de 2018.

No dia 20 de setembro, o presidente do IBGE, Roberto Luis Olinto Ramos, esteve em Campo Grande para divulgar o Censo.
"Cada funcionário terá um dispositivo de coleta onde todas as informações colocadas ali serão geoprocessadas, permitindo assim, análises geocientífica, mapas nunca antes verificados", explica.

O questionário do censo inclui perguntas ao produtor como o que é produzido, consumido, que semente é utilizada, quais as dificuldades de produção para cada região, funcionários empregados. "Estamos batendo na porta dos produtores, querendo saber como é o dia a dia, a realidade pouco vista. Com o censo, nós conseguimos ter um detalhe do Brasil raramente visto", define.