ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Chuva desacelera ritmo da moagem de cana nos últimos 15 dias de setembro

Contudo, a produção se mantém adiantada com relação ao ciclo anterior

Danielle Valentim | 17/10/2018 06:48
Quantidade de chuva refletiu também na qualidade da cana. (Foto: Divulgação)
Quantidade de chuva refletiu também na qualidade da cana. (Foto: Divulgação)

A moagem da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul atingiu 34,7 milhões de toneladas até 30 de setembro. O volume é 1,28% maior comparado ao mesmo período acumulado da safra anterior. Com relação à segunda quinzena de setembro, a quantidade de cana processada foi de 1,6 milhão de toneladas, 49,9% menor com relação a mesma quinzena de 2017.

De acordo com o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, o excesso de chuva na segunda quinzena de setembro foi o fator que influenciou o ritmo menor da moagem de cana. “A média histórica de chuva no mês de setembro é de 102 milímetros e neste ano o registro foi de 211”, explicou.

A quantidade de chuva refletiu também na qualidade da cana. Na segunda quinzena de setembro, a concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana foi 2,46% menor com relação à mesma quinzena da safra passada, registrando 140,94 kg. No acumulado, o indicador se manteve crescente com 136,63 kg, 4,6% maior com relação ao ciclo anterior que foi de 130,61 kg.

Etanol e Açúcar - A produção de etanol hidratado teve queda de 25,5% na última quinzena. A produção do biocombustível foi de 87 milhões de litros, enquanto que no mesmo período de 2017 alcançou 116 milhões de litros. Já o etanol anidro, teve uma queda de 64,4% comparada à mesma quinzena do ano passado. A produção registrou 28 milhões de litros de anidro, enquanto que na mesma quinzena da safra passada atingiu 79 milhões de litros.

Na produção acumulada da Safra, o etanol hidratado se manteve crescente com relação ao mesmo período do ano anterior. Foram produzidos 1,7 bilhão de litros do biocombustível, um aumento de 46,6%. Já o anidro, registrou o volume de 556 mil litros, 16,9% menor com relação ao acumulado da safra passada. No total, a produção de etanol no Estado atingiu 2,3 milhões de litros, um aumento de 24% com relação ao ciclo anterior.

Com os impactos da chuva, a produção de açúcar, que já registrava queda ao longo da safra, foi ainda menor na última quinzena de setembro. De acordo com os dados da Biosul, nesse período a produção foi de 30 mil toneladas, uma queda de 75% com relação à mesma quinzena do ano passado. No acumulado, o açúcar registrou a produção de 749 mil toneladas, enquanto que no ano passado o volume foi de 1,2 milhão de toneladas, uma queda de 38,2%.

Mix de Produção - Apesar da desaceleração na moagem da cana, o mix de produção acumulado e quinzenal se mantém. Na última quinzena, o percentual foi de 86% para etanol e 14% para açúcar. Já no período acumulado, o percentual foi de 83% e 17%, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias