ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Colheita de soja está com atraso de 25,5% com relação à safra passada

Vanda Escalante | 24/02/2015 17:05
Colheitadeiras paradas em lavoura em Dourados, por conta da chuva (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo)
Colheitadeiras paradas em lavoura em Dourados, por conta da chuva (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo)

Circular técnica distribuída pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) demonstra que a colheita da safra 2014/2015 está com “atraso” de 25,5% com relação à mesma época do ano passado.

Os dados foram colhido pelo Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em propriedades localizadas em cinco municípios. As principais informações obtidas referem-se à data de plantio da soja, área plantada, estágio da cultura, a pluviosidade, plantas daninhas, pragas e doenças, variedade utilizada nesta safra, entre outras informações.

Com base nessas informações, considera-se que 44,5% da área de soja acompanhada pelo Projeto Siga, já está colhida. Verificou-se que as regiões sudeste e sudoeste estão com a colheita mais avançada, com porcentagem média de área colhida em torno de 51,4%, enquanto as regiões centro e norte estão com 38,1% de sua área colhida.

Na safra 2013/2014 a porcentagem de área colhida no estado encontrava-se em torno de 70% para a mesma data (20 de fevereiro), configurando atraso de 25,5%. As condições climáticas desfavoráveis adiaram o início do plantio, bem como o desenvolvimento da soja na fase de enchimento de grãos nesta safra.

A situação se agravou com a ocorrência de chuvas nas últimas semanas, que interrompem os trabalhos de colheita. Com base nessas informações pode-se contabilizar um total de 1,024 milhão de hectares já colhidos da estimativa de 2,3 milhões plantados nesta safra.

No que se refere à sanidade das lavouras, em Mato Grosso do Sul os números permanecem estáveis, com 19 ocorrências de ferrugem asiática, sendo que no mês de fevereiro, até o momento, não foi registrado nenhum caso, conforme informações do Consórcio Antiferrugem.

A evolução de plantio de milho safrinha nos principais municípios produtores de Mato Grosso do Sul, aponta cerca de 36,6% de área plantada, o que corresponde a aproximadamente 612 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias