ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Aprosoja estima que produção de milho safrinha cresça 6,4% em 2015

Priscilla Peres | 10/02/2015 14:28
Área plantada se mantém, mas produtividade terá um salto. (Foto: Famasul)
Área plantada se mantém, mas produtividade terá um salto. (Foto: Famasul)

A área plantada com milho em Mato Grosso do Sul na safra 2015 se manteve a mesma, porém a produtividade das lavouras aumentou de 7,8 milhões para 8,3 milhões de toneladas. Com isso, a estimativa é que a produção estadual aumente 6,4%, segundo a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS).

A projeção mantém a área plantada de 1,67 milhão de hectares, mas com 82 sacas de milho por hectare, conforme dados do Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio de MS).

Na sequência histórica, o milho safrinha foi à cultura agrícola que mais avançou no Estado. Há cinco anos ocupava 930 mil hectares de área plantada e a produção registrava 3,3 milhões de toneladas. Se comparado à estimativa para a próxima safra, o incremento é de 145% na produção.

Em Mato Grosso do Sul, os produtores também plantam milho primeira safra, apesar desta prática ser decrescente. De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em 2013/2014 o Estado registrou 225 mil toneladas do grão plantado em primeira safra e a expectativa para a próxima é de 160 mil toneladas.

O cultivo do milho primeira safra coincide com o período de cultivo da soja, cultura esta que predomina no verão. Depois de colhida a soja, o produtor sul-mato-grossense planta o milho segunda safra ou milho safrinha, cultura de inverno que tornou-se a principal safra do grão no Estado. “Por conta da rentabilidade, os produtores têm convertido a primeira safra de milho em soja e em alguns casos, pelo algodão”, acrescenta o analista de grãos da Famasul, Leonardo Carlotto.

Soja - Entre as cultivares de verão, o destaque fica com a soja que em cinco anos avançou 22%, passando de 5,3 mil toneladas para 6,8 mil toneladas, comparando com a estimativa da safra 2014/2015 que começa a ser colhida.

O clima desfavorável nos meses de outubro e novembro, período de semeadura da soja, achatou o intervalo do ciclo de desenvolvimento do milho, que normalmente acontece de janeiro a maio. Mesmo diante do cenário atípico, ainda não é possível falar de prejuízos.
“A decisão do produtor terá forte influência nos números finais. Alguns optam por plantar fora do zoneamento, fator que determina o aumento ou a manutenção de área e incremento na produção”, explica Carlotto.

Nos siga no Google Notícias