ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Com aumento de 64%, safra de milho fecha com 12 milhões de toneladas

Números demostram safra recorde do produto, que teve aumento de 19,88% de área plantada no Estado

Leonardo Rocha | 23/09/2019 12:36
Safra recorde de milho em MS (Foto: Divulgação/Famasul)
Safra recorde de milho em MS (Foto: Divulgação/Famasul)

A safra recorde de milho em Mato Grosso do Sul terminou com 12,16 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 64,39%, em relação ao ano anterior, que foi de 7,84 milhões (toneladas). Estes dados colocam o Estado como terceiro maior produtor do Brasil.

De acordo com os ados do Siga-MS (o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), criado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o aumento da área em que houve o cultivo do milho, foi essencial para se chegar a estes números.

Houve um aumento de 19,88% da área plantada, que teve ajuda também das boas condições do tempo. Segundo o levantamento, se chegou a 93,24 sacas por hectare, bem acima do previsto, que era de 88 sacas. De acordo com o governo, se trata do melhor desempenho registrado no Estado.

“Isso é importante quando estamos procurando aumentar a industrialização, focando na expansão da suinocultura, da avicultura, na implantação de fábricas de DDG (Dried Distillers Grains), ou seja, grãos secos de destilaria”, citou o secretário de Desenvolvimento, Jaime Verruck.

Referência - Para o secretário, Mato Grosso do Sul passou a se tornar referência na produção de milho, inclusive atraindo investimentos que podem “agregar valor” ao produto. O trabalho adotado na exportação, segundo ele, também ajudou para sustentar o preço no mercado interno.

“Além disso, o governo está atuando firme na manutenção das estradas e pontes para que essa safra seja escoada”, observou. Segundo o governo, este bom desempenho foi uma soma de fatores: condições climáticas ideais, as geadas não afetaram a produção e a semeadura foi dentro da janela adequada.

Nos siga no Google Notícias