A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

15/12/2013 17:26

Com capacidade de produzir 320 kg por dia, agroindústria é instalada em Nioaque

Vinícius Squinelo

Nioaque, município distante 179 km de Campo Grande, recebeu a inauguração de uma Central de Beneficiamento de Frutas, Legumes e Verduras, que tem a capacidade de produção diária de 320 kg, e empregando 15 famílias.
No próximo ano, com a agroindústria em pleno funcionamento, a unidade destinada ao açúcar mascavo pode chegar a produzir 480 kg por dia. O empreendimento é fruto da parceria do Banco do Brasil, prefeitura de Nioaque, Sebrae e Seprotur (Secretaria Estadual de Produção).

“Nós somos instrumentos para esta construção, mas o prédio não tem valor algum se todos vocês não o fizerem funcionar. O objetivo é dar as ferramentas para que se possa transformar a vida de todos”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no MS e da Famasul, Eduardo Riedel, durante o evento de inauguração, realizado ontem (14).

Um grupo de 15 famílias associadas, que realizará o beneficiamento na agroindústria, foi capacitado pelo Sebrae com consultorias de boas práticas para fabricação de alimentos e gestão, com foco nos custos, logística e mercado. A expectativa é que, conforme haja aumento da demanda, novos produtores se associem, gerando assim renda para mais famílias da região.

“Levamos estas pessoas para conhecer uma agroindústria modelo de outro estado; ver de perto como funciona para aplicar aqui. Nioaque tem mais de 30 mil hectares de assentamentos, portanto, queremos dar possibilidade de renda às famílias”, lembrou Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae no MS, que agradeceu às entidades do Conselho, que possibilitaram a realização da obra, e a todos os produtores que se empenharam.

O empreendimento será conduzido pela Aprobam (Associação de Produtores e Beneficiadores de Açúcar Mascavo e Polpa de Frutas) da cidade, responsável por gerenciar a produção e distribuí-la ao mercado sul-mato-grossense.

Potencial – A secretária de Estado da Seprotur, Tereza Cristina Correa da Costa, reforçou a capacidade do município em atender à demanda da cadeia do turismo da região. “Hoje temos aqui uma série de opções para fornecer alimentos e obter renda. Espero que em 2014 estejamos com esta casa cheia de produtos”.

Ao lembrar que a cidade possui ainda – ambas vizinhas à agroindústria – unidades para beneficiamento de mel e grãos, o prefeito Gelson Serva prometeu colocar ambas as estruturas em funcionamento já no próximo ano. “Para que possamos desenvolver o agronegócio do nosso município e levar os produtos a grandes consumidores”, concluiu.

Empresas têm até 20 de dezembro para optar pela antecipação do eSocial
Empresas podem optar pela antecipação da implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSoci...
Prazo para regularizar débitos com fisco estadual vence na sexta-feira
Contribuintes que possuem débitos com o fisco estadual têm até sexta-feira (15) para aderirem ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) de Mato Gross...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions