ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Com cenário adverso, indústria de vestuário aposta as fichas na Copa

Zana Zaidan | 01/02/2014 10:33
Indústria de vestuário em MS deve crescer menos que o mercado nacional e abaixo da inflação (Foto: Cleber Gellio)
Indústria de vestuário em MS deve crescer menos que o mercado nacional e abaixo da inflação (Foto: Cleber Gellio)

Enquanto as projeções apontam dificuldades para 2014, a indústria de vestuário de Mato Grosso do Sul aposta todas as fichas na Copa do Mundo para crescer acima das expectativas.

A estimativa é que as 381 indústrias do setor movimentem R$ 1,61 bilhão neste ano, faturamento 3% maior que o do ano passado, conforme a Fiems (Federação da Indústria do Estado de MS). Apesar do índice positivo, o crescimento do Estado está abaixo do esperado para o mercado nacional (5%) e inferior à inflação, atualmente na casa dos 6,02%.

“O setor tem passado por um momento difícil. O crescimento em um ano não tem superado muito o do ano anterior”, afirma o presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação), José Francisco Veloso. A justificativa, aponta ele, está na elevada carga tributária. “Temos brigado por uma mudança na tributação, que, se implantada, vai trazer mais competitividade para o setor”, comenta Veloso sobre o RTCC (Regime Tributário Competitivo para Confecção).

Recém-contratado, Márcio aposta nos picos da demanda em maio, véspera da Copa (Foto: Cleber Gellio)
Recém-contratado, Márcio aposta nos picos da demanda em maio, véspera da Copa (Foto: Cleber Gellio)

Apesar dos números do mercado, a empresária Juliana Aparecida Fleury, da RU República Universitária, tem razões para ter uma visão mais otimista. Nos primeiros dias de janeiro, cinco funcionários foram contratados para o departamento de confecção. Com a alta demanda, ainda há cinco vagas em aberto, e o cenário não está restrito apenas aos três primeiros meses do ano – quando, tradicionalmente, o setor ganha fôlego com as vendas de uniformes escolares.

“Vamos vir com tudo para a Copa do Mundo, trabalhamos no desenvolvimento de camisetas e bandeiras da seleção. O setor passa por um período excelente, com a ascensão das classes C e D. Nunca se consumiu tanto como agora, então, a demanda pela produção cresce junto e esse ano será maior ainda”, acredita.

Cássio passou 17 de 32 anos fabricando roupas (Foto: Cleber Gellio)
Cássio passou 17 de 32 anos fabricando roupas (Foto: Cleber Gellio)

Do lado dos 9.246 trabalhadores, a percepção também é animadora. As vagas estão disponíveis também para cargos altos, caso do gerente administrativo Márcio Romão dos Santos, 31 anos, contratado há uma semana. “Cheguei no momento mais puxado para a indústria, quando a produção está a mil. Mas, neste ano em especial, estamos também focados em junho, quando a demanda será enorme”, comemora.

Recém-contratada, a costureira Joidce de Souza, 31 anos, trabalhava com serviços gerais até apostar em um curso de corte e costura. Um mês depois de concluído, ela já estava empregada. “Sempre tive vontade de aprender a costurar. Com o curso a gente aprende a ter uma profissão, com uma carga horária fixa e um salário melhor. Hoje, consigo dar uma vida melhor para os meus dois filhos”, diz Joidce, que já pretende fazer outro curso de qualificação.

Prova da estabilização do setor é a trajetória de Cássio Carlos Lima, 32 anos, que há 17 trabalha também na confecção. “Nasci assim. Meu pai e minha sempre trabalharam com isso, além dos meus quatro irmãos. Gosto do que faço e sei que nunca vou ficar sem emprego, desde que sempre me mantenha atualizado, já que a indústria se reinventa”, conta.

O presidente do sindicato reforça que a qualificação é mesmo um dos fatores que permite a manutenção da indústria têxtil no Estado. “Iniciativas como levar treinamento aos bairros e oferecer cursos gratuitos é que movimentam o setor, que sempre apresentou elevada demanda por novos trabalhadores”, pontua.

Joidce apostou em um curso de qualificação e, menos de um mês depois, foi contratada (Foto: Cleber Gellio)
Joidce apostou em um curso de qualificação e, menos de um mês depois, foi contratada (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias