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Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

13/11/2017 17:21

Com desconto de até 90%, Black Friday deve movimentar R$ 114 milhões

Osvaldo Júnior
Fachada de loja de Campo Grande na edição da Black Friday do ano passado (Foto: Arquivo/Marina Pacheco)Fachada de loja de Campo Grande na edição da Black Friday do ano passado (Foto: Arquivo/Marina Pacheco)

O comércio de Campo Grande deve movimentar R$ 114 milhões durante a Black Friday. O valor é estimado pelo IPF-MS ( Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS) a partir de levamento, que verificou também que 44,49% dos consumidores da Capital pretendem ir às compras nos dias da campanha promocional, tem o dia principal em 24 de novembro. Os descontos podem chegar a 90%.

A pesquisa foi realizada de 18 a 31 de outubro e tem margem de erro de 5%. “É um evento preliminar que tende a impulsionar as vendas de Natal. Por isso é necessário que os descontos sejam reais e haja estratégia de exposição dos produtos promocionais com a devida sinalização, além, é claro, do atendimento de qualidade”, observa o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.

Dos 44,49% dos pesquisados que pretendem realizar compras durante o Black Friday, 54,05% tenderão a comprar nas lojas da região central, 32,43% nas lojas dos shoppings e 11,71% através da Internet).

Entre os produtos citados pelos entrevistados, os eletrônicos estão na liderança, com 24,58% das preferências. Na sequência, aparecem celulares (17,80%), roupas (16,10%) e eletrodomésticos (16,10%).

A movimentação estimada considera que, diferentemente das datas comemorativas marcadas por presentes de R$ 50,00 a R$200,00 em sua a maioria, o Black Friday obtém dinamismo com itens considerados de maior preço, como no caso de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, cujo gasto médio será de R$793,18.

De acordo com a pesquisa, 54,84% das empresas pesquisadas da região central e dos shoppings pretendem participar do Black Friday de Campo Grande em novembro. Os descontos devem chegar a 90%, segundo informaram os lojistas.

“Cabe ressaltar que há 19,15% das empresas que ainda não estipularam o percentual de descontos que serão anunciados para o evento”, informou o IPF. Tradicionalmente, o Black Friday ocorre no último final de semana de novembro, época em que as lojas têm horários especiais de funcionamento.

Saiba – O termo Black Friday, originalmente, é uma referência ao dia 24 de setembro de 1869, quando dois bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, fracassaram na tentativa de obterem lucros. A expressão, como campanha promocional do comércio, também começou a ser usada nos Estados Unidos.

No Brasil, o primeiro Black Friday ocorreu no dia 28 de novembro de 2010 e funcionou apenas para as vendas on-line. Depois, envolveu todo tipo de comércio.

Black Friday: produtos preferidos pelos consumidores 

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