ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Com fim da taxa de lixo, Central do IPTU atrai poucos contribuintes

Oito pessoas esperavam início do atendimento na unidade ao lado da sede da Prefeitura de Campo Grande

Anahi Zurutuza e Bruna Kaspary | 11/01/2018 07:12
Fila na porta da Central do IPTU (Foto: André Bittar)
Fila na porta da Central do IPTU (Foto: André Bittar)

Diferente dos últimos dias, a Central do IPTU, ao lado da Prefeitura de Campo Grande, não tinha fila quilométrica na porta antes do início do horário de atendimento, às 8h. Nesta quinta-feira (11), antes da 7h, oito pessoas estavam no local para esperar a abertura das portas. Todas elas querem a isenção do imposto.

Depois que na segunda-feira (8), a Prefeitura de Campo Grande decidiu que o a polêmica taxa de lixo poderia ser paga com prazo diferente do IPTU, contribuintes lotaram a central para fazer a emissão dos novos boletos, em separado. Eles se misturavam àqueles que buscaram os atendentes para pedir a revisão de cálculo do tributo emitido para estes com valores muito diferentes do cobrado em 2017.

No fim da tarde de ontem, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou que extinguiria a taxa de lixo e prorrogaria o prazo para pagar o IPTU à vista com 20% de desconto para até 23 de fevereiro.

Todo este esforço dos que enfrentaram horas em filas nas duas centrais de atendimento foi em vão, mas nesta quinta-feira houve quem contava com a presença de desavisados e decidiu ir cedo para a Central da IPTU para garantir que seria uma das primeiras pessoas atendidas.

Vilma de Oliveira, que chegou às 6h15 na central para levar documentos (Foto: André Bittar)
Vilma de Oliveira, que chegou às 6h15 na central para levar documentos (Foto: André Bittar)

Foi o caso de Vilma Rita de Oliveira, 60. Por ser pensionista, ela revela que está isenta do IPTU há oito anos, mas que neste início de 2018, o carnê chegou a casa dela.

Vilma chegou a ser atendida nesta quarta-feira para requerer a isenção, mas foram solicitados documentos a elas. “Eu vim bem cedo porque quando eu cheguei ontem a fila estava dobrando a esquina. Achei que estaria assim de novo”, contou sobre ter chegado às 6h15 no local, sabendo que teria de esperar ao menos uma hora e 45 minutos para ser atendida.

Fim da taxa - Com decisão do prefeito de revogar da lei que instituiu a taxa do lixo em Campo Grande, a Prefeitura de Campo Grande vai emitir novamente todos os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os contribuintes.

O processo deve ser concluído até 10 de fevereiro, garantindo àqueles que ainda não pagaram o tributo efetuar a quitação, total ou parcial, sem a tarifa. Já a forma de ressarcimento aos proprietários de imóveis que já pagaram a taxa ainda será definido.

Nos siga no Google Notícias