ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com fim de encargos, redução da conta de energia vale a partir de 2013

Aline dos Santos | 11/09/2012 11:43

Redução é da ordem de 16,2% para consumidores residenciais e 28% para as indústrias

Presidente fez anúncio de redução na conta de luz.
(Foto: Wilson Dias/Abr)
Presidente fez anúncio de redução na conta de luz. (Foto: Wilson Dias/Abr)

Válida a partir de 2013, a redução na tarifa de energia elétrica é sustentada pela redução de encargos setoriais, renovação de contratos de concessão e aportes de R$ 3,3 bilhões da União. A redução, da ordem de 16,2% para consumidores residenciais e 28% para as indústrias, havia sido anunciada pela presidente Dilma Rousseff (PT) na última sexta-feira.

Hoje, em cerimônia no Distrito Federal, foram repassados os detalhes da redução. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deixarão de ser cobrados na conta de energia elétrica o CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) e a RGR (Reserva Global de Reversão). Já a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) será reduzida a 25% do valor atual. “É um marco na vida econômica e social do país”, afirmou o ministro.

Conforme a Agência Brasil, o CCC é o encargo pago por todos os consumidores brasileiros para financiar o uso de combustíveis para geração de energia termelétrica nos sistemas isolados, especialmente na região Norte. A RGR é o encargo criado para indenizar os investidores por possíveis reversões de concessão do serviço de energia elétrica. Já a CDE serve para subsidiar as tarifas de energia dos consumidores de baixa renda e universalizar o atendimento por meio do Programa Luz Para Todos.

A redução e a renovação de contratos, que vencem até 2017, serão enviadas ao Congresso Nacional em forma de Medida Provisória. Segundo a presidente, a redução para 2013 pode ser ainda maior, pois a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai concluir estudo em março.

O governo federal aposta na redução para estimular a economia. “É o efeito sistêmico sobre todos os setores, vai reduzir o custo das mercadorias, melhorar a situação do Brasil na disputa internacional. O trabalhador vai ganhar, o empresário vai ganhar”, afirma Dilma.

Concessões – A renovação das concessões do setor de energia para geração, transmissão e distribuição pode ser feita por prazo máximo de 30 anos. As concessões vencem entre 2015 e 2017. Os contratos que não foram renovador por opção das concessionárias serão licitados pela União.

Consumidores – Mato Grosso do Sul é atendido pela Enersul e a Elektro. A primeira empresa leva energia elétrica para 849,6 mil consumidores em 73 municípios. Já a Elektro abastece cinco cidades: Três Lagoas, Brasilândia, Selvíria, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia.

Nos siga no Google Notícias