ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com foco na diversificação, Showtec 2013 é lançado

Paula Maciulevicius e Luciana Brazil | 05/12/2012 11:27
Abertura da Showtec aconteceu no auditório da Famasul. A expectativa de público para esta ano pode chegar a 15 mil pessoas. (Fotos:Luciana Brazil)
Abertura da Showtec aconteceu no auditório da Famasul. A expectativa de público para esta ano pode chegar a 15 mil pessoas. (Fotos:Luciana Brazil)

Com o tema “Diversificação do Agro para um Brasil Melhor”, a Fundação MS lançou na manhã desta quarta-feira a 17ª edição do Showtec, o maior evento de tecnologias para o agronegócio da região Centro-Oeste, na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Entre os dias 23 e 25 de janeiro, a expectativa é de que os 15 hectares destinados para o evento em Maracaju, recebam 15 mil visitantes.

Para o presidente da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes, o tema é motivo de atenção para quem trabalha na área. “Os produtores devem ficar de olho na questão da diversificação, porque existem novas alternativas no mercado”, ressaltou.

O presidente explicou que a estrutura em Maracaju já está sendo montada e que além da agricultura familiar, não há  distinção entre pequenos, médios ou grandes produtores.

A intenção da exposição é de trazer aos produtores e profissionais do agronegócio o que há de mais moderno no mercado. E o tema, vem ao encontro da consolidação que o Estado sofreu nos últimos anos, com outras formas de cultivo que vem ganhando espaço.

O diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe explica que para um estado que começou com agricultura de grãos e se fortaleceu com a Pecuária, nos últimos anos houve a ampliação.

Eduardo lembra que a feira é um dos principais eventos do país.
Eduardo lembra que a feira é um dos principais eventos do país.

“Da cadeia que foi a cana-de-açúcar à floresta plantada, é a maior diversificação que está acontecendo nestes últimos anos. Essas dimensões da agricultura de Mato Grosso do Sul melhoram a competitividade e reduzem o risco”, considera.

A edição 2013 terá mais de 100 expositores, demonstrando aproximadamente 500 tecnologias voltadas para a cultura da soja, milho, integração lavoura, pecuária e floresta, cana-de-açúcar e agroenergia, máquinas, implementos agrícolas, veículos e agricultura de precisão.

“É um misto de exposição e vitrine tecnológica, onde o insumo principal é o conhecimento. É um momento único para discutir e olhar as tendências”, disse o presidente da Famasul, Eduardo Riedel.

Segundo ele, o evento não tenho cunho  especificamente comercial e já se consolidou como uma das principais feiras do país.

Em 2012, o Showtec recebeu 12 mil pessoas que foram conhecer tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil, inclusive produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai. O evento é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul, Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil em Mato Grosso do Sul) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias