ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Com IPI reduzido, governo quer segurar preço do pão

Redação | 29/06/2009 15:05

A prorrogação por mais 18 meses da isenção de PIS e Cofins para a farinha de trigo e o pão, anunciada hoje (29) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, permitirá manter o preço de um dos produtos mais populares no país. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira.

"Com essa medida, não aumenta o preço do pão e ampliaremos as ações para estimular o maior consumo", disse Pereira à Agência Brasil.

Segundo ele, os principais esforços para o estimular o consumo de pães pelos brasileiros estão concentrados no aumento das variedades do produto. "Estamos desenvolvendo mais tipos de pães, como um para diabéticos e outro para hipertensos", afirmou.

A isenção de PIS e Cofins sobre a farinha de trigo e o pão terminaria amanhã, após um ano em vigor. De acordo com o presidente da Abip, não se sabe quanto aumentaria o preço do pão sem o benefício porque dependeria do comportamento do mercado.

Existe uma discussão entre os moinhos e o governo em torno da necessidade de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% sobre o trigo comprado fora do Mercosul. Como a Argentina, principal fornecedor do país, teve forte queda na produção do cereal, a indústria cobra do governo a isenção tarifa.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse, no entanto, que a quantidade de trigo estocada é suficiente para suprir as necessidades da população até o início da colheita e que, por isso, não haverá necessidade de importação. Em reunião realizada no dia 18 de junho, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve a alíquota para o Imposto de Importação do cereal.

Nos siga no Google Notícias