A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

29/06/2009 15:05

Com IPI reduzido, governo quer segurar preço do pão

Redação

A prorrogação por mais 18 meses da isenção de PIS e Cofins para a farinha de trigo e o pão, anunciada hoje (29) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, permitirá manter o preço de um dos produtos mais populares no país. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira.

"Com essa medida, não aumenta o preço do pão e ampliaremos as ações para estimular o maior consumo", disse Pereira à Agência Brasil.

Segundo ele, os principais esforços para o estimular o consumo de pães pelos brasileiros estão concentrados no aumento das variedades do produto. "Estamos desenvolvendo mais tipos de pães, como um para diabéticos e outro para hipertensos", afirmou.

A isenção de PIS e Cofins sobre a farinha de trigo e o pão terminaria amanhã, após um ano em vigor. De acordo com o presidente da Abip, não se sabe quanto aumentaria o preço do pão sem o benefício porque dependeria do comportamento do mercado.

Existe uma discussão entre os moinhos e o governo em torno da necessidade de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% sobre o trigo comprado fora do Mercosul. Como a Argentina, principal fornecedor do país, teve forte queda na produção do cereal, a indústria cobra do governo a isenção tarifa.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse, no entanto, que a quantidade de trigo estocada é suficiente para suprir as necessidades da população até o início da colheita e que, por isso, não haverá necessidade de importação. Em reunião realizada no dia 18 de junho, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve a alíquota para o Imposto de Importação do cereal.

Agências têm até hoje para se credenciar para receber turistas chineses
Agências de turismo e viagens do Brasil que têm interesse em trabalhar com turistas chineses devem se habilitar junto ao Ministério do Turismo. O pr...
Receita Federal paga R$ 43 milhões no último lote do Imposto de Renda em MS
A Receita Federal paga nesta sexta-feira (15) o último lote do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física), de 2017, que contempla 30.300 contribui...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions