A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Maio de 2018

09/11/2010 08:12

Com nível baixo de rio, MMX dá férias coletivas

Redação

A mineradora MMX anunciou que dará férias coletivas de 30 dias aos seus funcionários em Corumbá, a partir de 6 de dezembro. A empresa informou que a decisão foi tomada por causa do baixo nível do Rio Paraguai, que prejudica a navegação e impede o escoamento da produção por meio de barcaças. O nível do rio está com menos de 0,95m.

Ao anunciar a decisão ontem, o diretor de operações da unidade, Alexandro Moura, informou que são 150 funcionários, mas 40% deles permanecerão em atividade.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Extrativistas em Ladário e Corumbá, que representa os funcionários da MMX, informou que a entidade foi comunicada da decisão, assim como o Ministério do Trabalho, como determina a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas.

Segundo a MMX divulgou, mais de 70% do minério produzido pela empresa são escoados pelo Rio Paraguai e, posteriormente, destinados à exportação. Só em outubro, a produção foi 217 mil toneladas. Com o rio baixo, os custos para manter a produção sem poder escoar ficam muito altos, como observou o presidente do Sindicato, Cassiano Oliveira.

Na avaliação dele, decisões como esta sempre trazem apreensão. "Mas é melhor do que haver demissões". A mineradora já chegou a suspender os contratos dos trabalhadores e ficar parada por 4 meses, após a crise mundial que reduziu as vendas em 2008. O trabalho só foi retomado em abril do ano passado.

Estoque - De acordo com o que foi divulgado pela MMX, a produção até o início das férias coletivas garantirá o atendimento ininterrupto a clientes de mercado interno, com o transporte por rodovia. O nível de estoque também garantiria o atendimento ao mercado externo, caso as condições do rio permitam o escoamento.

Durante o período de férias, uma equipe trabalhará no atendimento aos clientes e a equipe de manutenção efetuará melhorias na planta de beneficiamento.

(Com informações do Diário On Line)

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions