A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2019

21/12/2018 23:21

Com produção a todo vapor, moagem de cana pode chegar a 48 milhões de ton em MS

Adriano Fernandes
Máquina colhendo cana em plantação de MS.(Foto: Biosul) Máquina colhendo cana em plantação de MS.(Foto: Biosul)

Até o último dia 15 de dezembro o processamento de cana-de-açucar em Mato Grosso do Sul chegou a 45 milhões de toneladas. Volume cinco por cento maior se comparado ao mesmo período de 2017.

Outro alcançe nesta safra é o recorde na produção de etanol que alcançou 3 bilhões de litros, volume 12% maior comparado à produção total na safra passada. De acordo com o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, o menor volume de chuvas na segunda quinzena de novembro e na primeira de dezembro, foi determinante para a produção atingir as marcas.

"Este ano tivemos uma estiagem que permitiu as usinas acelerarem a moagem e, a partir de agosto, tivemos um período intenso de chuvas, o que reduziu o ritmo. Ainda assim conseguimos manter a média de produção igual a safra passada", afirma.

Outro reflexo positivo na produção é a quantidade de concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR). Até o momento, o registro foi de 134,45 kg por tonelada de cana no período acumulado, 3% acima do registro na safra passada. Com relação à produção voltada para etanol, Hollanda destaca o perfil desta safra.

No mix de produção, 84% da cana-de-açúcar processada é destinada para produção de etanol. O hidratado alcançou 2,3 bilhões de litros no período acumulado da safra, volume 45% acima do registro na safra passada. Já etanol anidro, foram produzidos 738 milhões de litros, queda de 11%.

O açúcar segue com a produção em baixa. No acumulado, a produção foi de 910 mil toneladas, enquanto que no mesmo período da safra passada o volume registrado já era de 1,4 milhão de tonelada, queda de 37%.

Em Mato Grosso do Sul 10 das 19 usinas ainda permanecem moendo, mesmo em um período em que na maioria dos Estados produtores, são encerradas as safras. Com usinas em atividade, a expectativa é que a produção alcance 48,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, até o final o último dia de safra, 31 de março. O volume é 2,5% maior que na safra passada, conforme o JP News.

Caixa libera R$ 2,7 bilhões em abono para nascidos em março e abril de 2017
O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), ano-base 2017, começa a ser pago hoje (21) para os trabalhadores da iniciativa privada nasci...
Intenção de consumo das famílias cresce 2,7% de janeiro para fevereiro
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 2,7% na passage...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions