ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Começa reunião da Aneel que vai definir reajuste da tarifa da Enersul

Marta Ferreira | 05/04/2011 09:32

Já começou a reunião da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que vai definir o reajuste anual da Enersul, empresa que abastece 72 municípíos de Mato Grosso do Sul e atende 813 mil clientes.

A empresa pleiteia aumento de 17,56% na tarifa de energia elétrica. A nova tarifa será válida a partir de 8 de abril, para cobrança nas faturas de maio. Inicialmente, a distribuidora havia pedido reajuste de 19,35%, e depois de ser apontado um erro, reviu a solicitação para menor.

Além da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), outras três distribuidoras – Cemig, Cemat e CPFL Paulista aumentam as tarifas a partir de 8 de abril. No total, 10 empresas reajustam o preço pago pela energia elétrica neste mês, segundo a Aneel.

Comparação-O índice pretendido pela Enersul é o maior do país, seguido pelas companhias do Rio Grande do Sul (AES Sul – 13,37%) e do Mato Grosso (Cemat – 13,18%).

A composição do aumento a ser autorizado considera itens de reajuste econômico e componentes financeiros. A Enersul determinou um índice de 5,81% como reposicionamento das perdas.

O reajuste anual é um dos três mecanismos de atualização das tarifas previstos nos contratos assinados entre as empresas e a União com objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Os outros são a Revisão Tarifária Periódica, feita a cada 4 anos, e a Revisão Extraordinária, que pode ocorrer a qualquer tempo, desde que ocorra um desequilíbrio justificado da concessão ou se houver criação de um novo encargo setorial, por exemplo.

O primeiro pleito apresentado pela Enersul foi de 19,35%. Entretanto, houve um erro de cálculo e o pedido foi revisto. A Enersul atende 813 mil consumidores no Estado.

Nos siga no Google Notícias