ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Aneel confirma pedido da Enersul em reajustar energia em 17,5% para MS

Jorge Almoas | 01/04/2011 18:50

Divulgado nesta sexta-feira pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) o calendário de reajustes anuais da tarifa de energia elétrica, aponta que a Enersul, concessionária que atende 72 municípios de Mato Grosso do Sul, solicitou reajuste de 17,5% na tarifa de energia elétrica.

No entanto, segundo o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), a decisão final só será tomada em reunião no próximo dia 5 de abril, em Brasília. A nova tarifa será válida a partir de 8 de abril.

“Nunca vi a Aneel acatar o pedido das concessionárias. É sempre para mais ou para menos. Espero que seja para menos”, declarou Marquinhos, que briga para que o reajuste seja fixado em 12%.

Além da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), outras três distribuidoras – Cemig, Cemat e CPFL Paulista – aumentam as tarifas a partir de 8 de abril. No total, 10 empresas reajustam o preço pago pela energia elétrica neste mês.

De acordo com informações disponibilizadas no site oficial da Aneel, o índice concedido para a Enersul é o maior do país, seguido pelas companhias do Rio Grande do Sul (AES Sul – 13,37%) e do Mato Grosso (Cemat – 13,18%).

São considerados na composição do reajuste itens de reajuste econômico e componentes financeiros. Além disso, a Enersul determinou um índice de 5,81% como reposicionamento das perdas. A Enersul foi obrigada pela justiça a devolver aos consumidores parte da revisão tarifária a partir de 2003.

Segundo a Aneel, o reajuste anual é um dos três mecanismos de atualização das tarifas previstos nos contratos assinados entre as empresas e a União com objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Os outros são a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e a Revisão Extraordinária. A RTP acontece em média a cada quatro anos, enquanto a revisão extraordinária pode ocorrer a qualquer tempo, desde que ocorra um desequilíbrio justificado da concessão ou se houver criação de um novo encargo setorial, por exemplo.

O primeiro pleito apresentado pela Enersul foi de 19,35%. Entretanto, houve um erro de cálculo e o pedido foi revisto. A Enersul atende 813 mil consumidores no Estado.

Nos siga no Google Notícias