ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Comércio central de Campo Grande fica no "0 x 0" nas vendas de Natal

Maioria calcula que índice será o mesmo alcançado em 2017; números nacionais indicam alta de 2,66%

Silvia Frias e Miriam Machado | 26/12/2018 11:55
No primeiro dia útil após Natal, movimento foi tranquilo na regão central (Foto: Marina Pacheco)
No primeiro dia útil após Natal, movimento foi tranquilo na regão central (Foto: Marina Pacheco)

No primeiro dia útil após Natal, o comércio da região central de Campo Grande praticamente ficou no “0 x 0” na comparação das vendas em dezembro de 2018 com igual período do ano passado. Lojistas dizem que tiveram aumento moderado, mas houve casos isolados que registraram alta de até 40%.

Os números nacionais indicam alta de 2,66% nas vendas de 4 a 24 de dezembro, conforme dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O percentual é o melhor resultado desde 2014. A diretora de marketing da CDL em Campo Grande, Márcia Scherer, acredita que a cidade irá seguir a mesma tendência dos índices no País.

De acordo com um levantamento da CNDL e do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal foi estimado em R$ 115,9. A previsão era de que a data movimentasse cerca de R$ 53,5 bilhões na economia. A CDL em Campo Grande ainda não divulgou os dados regionais.

Movimento
Hoje de manhã, a região central teve movimento considerável, mas que não se refletia nas vendas. O gerente da Passaletti, Paulo Sérgio Moreira Azevedo, diz que a comercialização nos últimos três dias não foi o esperado e acabou empatando em relação ao alcançado em 2017. Ele acredita que a falta de atrativos, como decoração natalina e a dificuldade em encontrar vagas para estacionamento influenciaram no resultado.

Mari Rodrigues registrou melhora nas vendas na última quinzena do mês (Foto: Marina Pacheco)
Mari Rodrigues registrou melhora nas vendas na última quinzena do mês (Foto: Marina Pacheco)
Venda para segmento feminino foi melhor, acredita Carolina Santana (Foto: Marina Pacheco)
Venda para segmento feminino foi melhor, acredita Carolina Santana (Foto: Marina Pacheco)

O gerente do Paulistão, Gilson Cardoso, fez a mesma avaliação para o período, sem apresentar índices. Para ele, a movimentação “foi boa”, mas não superou o resultado do ano passado. A proprietária da Deluxe Biju, Mari Rodrigues disse que a última semana foi de reação, mas que não será o melhor resultado do ano.

Na Crystore, loja de roupas e acessórios femininos, o acréscimo foi de até 40%, uma exceção na região central. A vendedora Carolina Santana credita a performance ao segmento atendido. Para a gerente da Stilo A, Silmara Vieira, o desempenhou melhorou a partir da segunda quinzena deste mês. Sem calcular um resultado para o período, disse que as vendas melhoraram 40% desde 2016.

Márcia Bernal disse que a próxima movimentação do comércio será em janeiro, quando os lojistas fazem as promoções para queimar estoque e trocar de coleção.

Nos siga no Google Notícias