ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Economia

Sindicato pede fiscalização no horário de funcionamento do comércio

Ainda não houve um consenso entre empregados do comércio e os empresários sobre o horário especial de final de ano

Kerolyn Araújo | 03/12/2018 17:43
Presidente do Sindicado dos Empregados do Comércio, Idelmar da Mota Lima. (Foto: Kerolyn Araújo)
Presidente do Sindicado dos Empregados do Comércio, Idelmar da Mota Lima. (Foto: Kerolyn Araújo)

O Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Grande protocolou, na tarde desta segunda-feira (3) na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), um ofício pedindo que a prefeitura fiscalize o horário de funcionamento das lojas do Centro. O pedido é uma reação ao fato de ainda não haver consenso entre empregados do comércio e os empresários sobre o horário especial de final de ano.

Conforme o presidente da entidade, Idelmar da Mota Lima, além do ofício protocolado na prefeitura, o sindicato também acionará a Superintendência do Ministério do Trabalho para fiscalizar as lojas. ‘’Queremos normalizar o horário dos empregados e que eles recebam por essas horas. Quem trabalha quer receber”, disse.

Mota afirma que, apesar das mudanças reforma trabalhista, não é a categoria que define o horário especial de funcionamento do comércio no final de ano e que qualquer empresa que negociar diretamente com os funcionários estará burlando a lei do comércio.

Outro lado - Segundo Fernando Camilo, gerente de relações sindicais da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), as lojas podem abrir das 6h às 22h em qualquer dia do ano, até mesmo em períodos festivos, sem necessidade de negociação com o sindicato.

Fernando explica que as empresas podem estender o horário de funcionamento, desde que o período trabalhado dos funcionários não ultrapasse 44 horas semanais. ‘’O empregado pode fazer até duas horas extras por dia. Orientamos que os empresários cumpram a legislação trabalhista. Não é porque não teve convenção que a empresa não vai pagar hora extra”, ressaltou.

Trava – Desde setembro, os sindicatos dos empregados e o patronal já realizaram quatro reuniões para discutir os termos da negociação para o período de 01 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019, inclusive o horário de funcionamento das lojas durante o final de ano.

Nos siga no Google Notícias