ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Comunidade quilombola de Furnas recebe Selo de Agricultura Familiar

Osvaldo Júnior | 09/02/2018 18:50
Evento de entrega da certidão em Furnas de Dionísios (Foto: Divulgação)
Evento de entrega da certidão em Furnas de Dionísios (Foto: Divulgação)

A comunidade quilombola Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari, recebeu, nesta sexta-feira (dia 9), o Sipaf (Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar). Com 96 famílias, Furnas tem economia baseada em atividades rurais, como cultivo de hortaliças e produção de derivados da cana de açúcar e da mandioca. As informações são da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)

A certificação é concedida pela Sead (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário) e, na comunidade, foi viabilizada com o apoio do governo do Estado por meio da Semagro e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

O selo da Sipaf pode, a partir de agora, ser estampado nas embalagens dos produtos. Entre outras vantagens, isso agrega valor às mercadorias da comunidade. 

“Só tenho a agradecer as famílias daqui e as entidades apoiadoras na conquista do selo. É uma coisa que representa muito para a gente porque vai agregar mais valor ao nosso trabalho", considerou presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade, Adriano Silva. "O selo é uma reafirmação da qualidade dos nossos produtos que já são bem conhecidos”, completou. 

Rapadura produzida em Furnas (Foto: Divulgação)
Rapadura produzida em Furnas (Foto: Divulgação)
Entrega da certificação nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)
Entrega da certificação nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)

Os agricultores de Funas entregam alimentos para a merenda escolar através do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e também comercializam os produtos na Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul).

O secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, representou o governo do Estado no evento de entrega da certidão. “Pela secretaria nos foi dada a missão de trazer investimentos para Mato Grosso do Sul, mas não apenas de novas empresas, nessa difícil fase financeira do País, como também apoiar os pequenos negócios e a agricultura familiar que são bases importantes de geração de renda e empregos nos municípios”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias