ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Confirmada pelo IBGE, recessão já tem seus impactos negativos em MS

Priscilla Peres | 29/08/2014 17:42
Presidente da Fiems, Sergio Longen diz que momento é de cautela para a indústria. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Presidente da Fiems, Sergio Longen diz que momento é de cautela para a indústria. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

A economia brasileira entrou oficialmente em recessão. O PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 0,6% no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses deste ano, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em Mato Grosso do Sul, representantes de vários setores afirma que os impactos já estão sendo sentidos e que o momento é de cautela.

O presidente do Sindicato dos Economistas de Mato Grosso do Sul, Sergio Bastos, explica que esses indícios de retração da economia retratam uma situação já percebida principalmente pelo comércio e a indústria. "Estamos em um cenário ruim de desaceleração da economia, redução da oferta de empregos e a inflação em alta. Isso impacta diretamente no movimento do comércio, produção da indústria e algum serviços, como a alimentação fora de casa".

O economista destaca que a inflação alta compromete a renda dos trabalhadores que consequentemente, procuram gastar menos. "Podemos esperar um crescimento inferior ao ano passado, o que significa que a economia está andando de lado, ou seja sem aumento e nem desaceleração, estática".

É a primeira recessão técnica desde o fim de 2008, quando houve recuo de 3,9% no último trimestre daquele ano e de 1,6% no trimestre seguinte. Em entrevista à Folha de São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, culpou o cenário internacional fraco, a seca - e o consequente custo da energia - e a redução de dias uteis em função da Copa do Mundo. Ja a presidente Dilma Rousseff classificou o resultado como momentâneo.

Indústria - Segundo os indicadores do IBGE, no segundo trimestre de 2014, a indústria foi o setor que mais teve queda, com desaceleração de 1,5%. Dentre os subsetores, apenas a Extrativa mineral registrou expansão de 3,2%.

A Indústria de Transformação teve queda de -2,4%, a Construção civil de -2,9% e Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana de -1,0%, relação ao trimestre anterior. O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, atribui a queda do PIB a três fatores: desaquecimento da Construção Civil, período pós Copa do Mundo e a expectativa política.

"É uma soma e não um fator, temos a Construção Civil que está em queda no Estado, o período pós Copa em que diversos setores tiveram reflexos negativos, e mais do que nunca uma expectativa política que vem afugentando ou adiando investimentos", disse o presidente, lembrando que atualmente o Estado tem R$ 200 milhões de recursos disponíveis do FCO (Financiamento do Centro-Oeste) mas não tempos projetos.

Técnica da Famasul, Adriana afirma que agropecuária vive bom momento. (Foto: Famasul)
Técnica da Famasul, Adriana afirma que agropecuária vive bom momento. (Foto: Famasul)

Comércio e Serviços - Conforme dados do IBGE, no setor de Serviços, o recuo foi puxado pelo desempenho negativo observado no Comércio (-2,2%) e em outros serviços (-0,8%). O destaque positivo ficou a cargo dos Serviços de informação (1,1%), seguido por Atividades imobiliárias e aluguel (0,6%) e Intermediação financeira e seguros (0,4%).

Em Campo Grande, as vendas no varejo vêm apresentando resultado abaixo das expectativas desde o início do ano. O presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro, destaca que há queda nas vendas em praticamente todos os meses de 2014. "Obviamente que se o varejo cai a indústria cai junto, por que tem que parar de produzir. A desaceleração é geral".

Para ele a situação aina não pode ser considerada de crise. "Não é crise ainda, mas se manter no segundo semestre e afetar 2015 então será. Por enquanto o meu conselho é que os empresários tenham cautela e analisem todos os números antes de investir. O momento não é de se agir por impulso", diz Polidoro.

Agropecuária - Enquanto os outros setores apresentaram queda no PIB no segundo trimestre, a Agropecuária teve variação positiva de 0,2%. "É a agropecuária que está sustentando o PIB do país em nível positivo", afirma a assessora técnica da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), Adriana Mascarenhas.

A economista descarta que haja uma crise no mercado externo, pois as exportações estão cada vez melhores. "Temos resultados positivos, preços em alta e a expectativa da abertura de novas plantas para exportar para a Rússia ainda este ano. Esses dados mostram que o mercado externo está aquecido e demandando produtos nossos, o que reflete em bons resultados", diz Adriana.

Para ela, a desaceleração da economia afeta todos os setores, mas a agropecuária tem sustentado números positivos. "Eu acredito que diante do cenário de hoje, a gente dificilmente tera um resultado positivo do país, mas há muitas chances da agropecuária terminar 2014 com bons números".

Comércio sente queda nas vendas desde o início do ano. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Comércio sente queda nas vendas desde o início do ano. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Nos siga no Google Notícias