ACOMPANHE-NOS    
JULHO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Congresso sobre cultivo de hortifrútis começa nesta segunda em Bonito

Evento é considerado o maior encontro nacional sobre cultivo de hortaliças

Por Ricardo Campos Jr. | 06/08/2018 10:24

Bonito será palco da 55ª edição do Congresso Brasileiro de Olericultura, considerado o maior encontro nacional sobre cultivo de hortaliças. O evento começa às 13h desta segunda-feira (6) e vai até a próxima sexta-feira (10).

As palestras e grupos de discussão giram em torno do tema “Produção Sustentável, Qualidade de Vida e Estímulo ao Consumo”.

O objetivo é debater de que forma as culturas de legumes, frutas e verduras podem ser associadas ao respeito com o meio ambiente sem deixar de gerar renda para as propriedades rurais, garantindo sempre a segurança alimentar dos consumidores.

Paralelamente ao congresso haverá Encontro Latino-Americano de Horticultura com reuniões setoriais, mapeamento das cadeias produtivas, apresentação de trabalhos científicos, painéis e minicursos entre palestrantes renomados, estudantes e profissionais.

Ambos os eventos devem ajudar a incentivar o setor em Mato Grosso do Sul. A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) afirma que o estado importa 80% dos hortifrútis consumidos pela população. Um dos grandes desafios é a continuidade no processo produtivo que garanta a oferta regular os vegetais.

“Então nós precisamos ir para a irrigação, qualificação, variedade, muito do que está sendo feito aqui quando se fala em soja e milho, nós temos que levar essa forma de tecnologia para o produtor, para que ele possa fornecer esses produtos regularmente”, diz o titular da pasta, Jaime Verruck.

O Congresso é realizado em parceria entre o órgão por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Associação Brasileira de Horticultura. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site do evento.