A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

01/06/2017 11:30

Projeto quer fomentar produção de hortaliças com assistência técnica

Priscilla Peres

Será lançado amanhã (02) o programa Rota do Sabor, que vai acompanhar 13 propriedades rurais de Campo Grande com o objetivo de aumentar a produção de hortifrútis. Além de gerar emprego e renda a intenção é que o próprio município consuma o estoque.

A ação é uma parceria entre a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) e a universidade Uniderp, que serão responsáveis pela capacitação, o apoio do desenvolvimento e na comercialização.

Os primeiros beneficiados serão propriedades localizadas na Chácara das Mansões e a intenção dos organizadores é reduzir a evasão de Produto Interno Bruto, e especialmente gerar emprego e renda no campo. O programa fará com que a produção agrícola seja toda absorvida pelo próprio município, garantindo a circulação do dinheiro na Capital.

De acordo com o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus, atualmente a produção agrícola do município corresponde a apenas 4% do que é comercializados na CEASA. Considerando 11 produtos mais importantes, o que é comprado de outros estados equivale a R$200 milhões por ano.

"Para que se tenha a dimensão do problema, o PIB do agronegócio em 2016 foi de R$220 milhões, ou seja, poderíamos quase dobrar o PIB do setor primário se houvesse produção local”, afirma.

​​Luiz Fernando Buainain, secretário do Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande, disse que o Rota do Sabor pode ser expandido para outras regiões da cidade. “Esse será o projeto piloto, que desenvolverá o conceito para ser expandido pelo município, visando inicialmente o mercado local e depois, o excedente para industrialização.​ entreas próximas regiões a serem avaliadas para participar do programa estão os distritos de Anhanduí e Rochedinho”, antecipa.

Dólar sobe com investidor à espera de semana 'cheia' na política
  À espera da próxima semana, que promete ser recheada de acontecimentos políticos importantes, o investidor operou na defensiva na tarde desta sexta...
Blairo Maggi deve ir aos EUA tratar da suspensão à importação de carne bovina
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que deve viajar aos Estados Unidos para prestar esclarecimentos e tentar reverter a suspensão à import...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions