ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Projeto quer fomentar produção de hortaliças com assistência técnica

Priscilla Peres | 01/06/2017 11:30

Será lançado amanhã (02) o programa Rota do Sabor, que vai acompanhar 13 propriedades rurais de Campo Grande com o objetivo de aumentar a produção de hortifrútis. Além de gerar emprego e renda a intenção é que o próprio município consuma o estoque.

A ação é uma parceria entre a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) e a universidade Uniderp, que serão responsáveis pela capacitação, o apoio do desenvolvimento e na comercialização.

Os primeiros beneficiados serão propriedades localizadas na Chácara das Mansões e a intenção dos organizadores é reduzir a evasão de Produto Interno Bruto, e especialmente gerar emprego e renda no campo. O programa fará com que a produção agrícola seja toda absorvida pelo próprio município, garantindo a circulação do dinheiro na Capital.

De acordo com o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus, atualmente a produção agrícola do município corresponde a apenas 4% do que é comercializados na CEASA. Considerando 11 produtos mais importantes, o que é comprado de outros estados equivale a R$200 milhões por ano.

"Para que se tenha a dimensão do problema, o PIB do agronegócio em 2016 foi de R$220 milhões, ou seja, poderíamos quase dobrar o PIB do setor primário se houvesse produção local”, afirma.

​​Luiz Fernando Buainain, secretário do Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande, disse que o Rota do Sabor pode ser expandido para outras regiões da cidade. “Esse será o projeto piloto, que desenvolverá o conceito para ser expandido pelo município, visando inicialmente o mercado local e depois, o excedente para industrialização.​ entreas próximas regiões a serem avaliadas para participar do programa estão os distritos de Anhanduí e Rochedinho”, antecipa.

Nos siga no Google Notícias