ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Conta de energia deve ter reajuste anual de 6% em abril, diz Energisa

Priscilla Peres | 17/03/2015 11:35
Juntando o reajuste de março e abril, conta de luz ficará quase 35% mais cara. (Foto: Marcos Ermínio)
Juntando o reajuste de março e abril, conta de luz ficará quase 35% mais cara. (Foto: Marcos Ermínio)

A partir de 8 de abril, será incluído na conta de energia dos consumidores de Mato Grosso do Sul, o reajuste anual. O pedido já foi feito à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o índice será divulgado em 7 de abril. A previsão é de aumento de 6%, podendo variar para mais ou menos.

Com a crise hídrica instalada no país e o acionamento das termelétricas, a expectativa é de que os reajustes chegassem até 20% ou 30%. Porém, a responsável pela distribuição de energia em MS, Energisa afirma que o reajuste previsto é de 6%, mas que a decisão final é da Aneel.

No ano passado, o reajuste anual ficou próximo dos 12% no Estado, já devido ao uso das termelétricas, energia mais cara que as hidrelétricas. Neste mês, em março, as contas de energia em MS sofreram aumento de 27,9% devido a RTE (Revisão Tarifária Extraordinária), que passou a valer no dia 2.

O aumento da Enersul (agora, denominada Energisa MS), será o 19º maior no país. Os reajustes definidos pela Aneel para 58 distribuidoras variam entre 2,2%, para Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), e 39,5%, da AES Sul (centro-oeste do Rio Grande do Sul).

Além disso, os consumidores também estão tendo que arcar com os custos das bandeiras tarifárias. O sistema foi implantado para que o consumidor pague um acréscimo quando consome mais de 100 KWh quando pioram as condições de geração de energia no Brasil.

Neste mês, vale a bandeira vermelha e a tarifa sobe R$ 5,50 a cada 100 KWh. Quanto a bandeira for amarela, será cobrado R$ 2,50 a cada 100 KWh, além do valor total da conta. A bandeira verde, que não aumenta a fatura, valerá quando o país estiver produzindo energia com custo mais baixo.

Nos siga no Google Notícias