ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Conta de luz continuará sem taxas extras em dezembro

Cobrança extra de geração elétrica está suspensa desde abril de 2022, em âmbito nacional

Por Gustavo Bonotto | 24/11/2023 19:04
Moradora com a fatura de energia elétrica zerada. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Moradora com a fatura de energia elétrica zerada. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou, na tarde desta sexta-feira (24), que manterá a bandeira tarifária verde acionada para o mês de dezembro em todo o país. Com a decisão, as contas elétricas seguirão sem cobrança adicional de uso nos próximos 30 dias.

Segundo a agência, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.

O nível de armazenamento dos reservatórios, informou a agência reguladora, atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

Tarifas adicionais - Criadas em 2015, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN (Sistema Interligado Nacional) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Receba as principais notícias pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias