ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Contra desabastecimento, governo zera imposto sobre trigo importado

Marta Ferreira | 24/06/2014 15:26

A Camex (Câmara de Comércio Exterior ), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, aprovou isenção para as importação 1 milhão de toneladas de trigo de países de fora do Mercosul. A medida, que vale até 15 de agosto, está em resolução publicada hoje (24) no Diário Oficial da União. O objetivo é evitar o desabastecimento e alta do preço do produto e de seus derivados.

Em função de problemas de safra no Mercosul, com destaque para Argentina, principal fornecedor, os importadores brasileiros estavam obrigados a recorrer ao trigo dos Estados Unidos e Canadá. Pelo fato de esses países não pertencerem ao Mercosul, o produto entrava no país pagando alíquota de 10% do imposto de importação. A isenção permitirá suprir a deficiência de trigo sem aumentar os preços no mercado interno.

De acordo com o ministério, de janeiro a maio deste ano, o Brasil importou 1,5 milhão de toneladas de trigo do Mercosul. O valor é inferior aos 2,7 milhões de toneladas adquiridos no mesmo período do ano passado. Com a diminuição da compra de trigo nos países vizinhos, subiu de 225 mil toneladas para 947 mil toneladas a quantidade do produto adquirida dos EUA, nos cinco primeiros meses de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013.

No último dia 22 de maio, a Camex divulgou nota anunciando a possibilidade de zerar a alíquota. No ano passado, adotou a mesma medida para evitar desabastecimento.

Nos siga no Google Notícias