ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Cooperativas representam 9% do PIB estadual, diz OCB

Redação | 02/07/2009 19:18

Nessa sexta-feira, a OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul) comemora 30 anos com programação que contará com a participação do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Atualmente, conforme o presidente do órgão, Celso Ramos Régis, as cooperativas de MS representam 9% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.

O crescimento das cooperativas no território sul-mato-grossense tem sido intenso, com forte atuação nos ramos do agronegócio, setor de crédito, saúde, infraestrutura (eletrificação rural), transporte e trabalho. Contudo, ainda não existe cooperativa voltada para o setor habitacional, de acordo com Régis.

Os dois setores cooperativistas em amplo desenvolvimento são os do transporte e crédito (instituições financeiras como Unicred e Sicredi), segundo explica Régis. "O ramo do transporte, em virtude do setor sucroalcooleiro, que permitiu a várias cooperativas a prestação de serviços em usinas".

"O cooperativismo sempre aparece nos momentos de mais dificuldades, através da união das pessoas. Normalmente, as pessoas ficam mais suscetíveis à união nos momentos de crise. As cooperativas garantem o benefício comum da coletividade", frisa Régis, citando também que o sistema cooperativista "é a ponte que liga o socialismo e o capitalismo, pois consegue produzir e distribuir".

Celso é presidente da OCB/MS há três anos e em 2010 conclui o mandato, podendo ser reeleito. Ele também preside o Sicredi Federal numa cooperativa que congrega servidores federais em MS.

Atualmente existem 103 cooperativas em MS.

Semana - Nesta semana é comemorada a "Semana da Cooperativismo" e a OCB/MS preparou uma programação interessante para esta sexta-feira. No período da manhã haverá o encontro da Frencop (Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio e Cooperativismo), presidida pelo deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB), na Assembleia Legislativa.

O governador José Serra acompanhará o evento e palestrará na ocasião. "Não é uma palestra política, afinal, tudo já foi combinado. Será tudo direcionado ao sistema cooperativista", adianta Régis, comunicando que o presidente da mesma frente, só que nacional, também estará em Campo Grande: deputado federal Odacir Zonta (PP-SC).

O presidente da OCB nacional, Marcio Freitas, marcará presença nas atividades. E para a noite está programado um jantar no Golden Class, na avenida Mato Grosso, quando será entregue o prêmio OCB de jornalismo.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes já confirmou vinda para o jantar do encontro. Devem participar do evento os senadores Marisa Serrano (PSDB) e Valter Pereira (PMDB), além dos deputados federais Dagoberto Nogueira (PDT), Waldemir Moka (PMDB), Antônio Carlos Biffi (PT), Antônio Cruz (PP), Geraldo Resende (PMDB) e Nelson Trad (PMDB).

Nos siga no Google Notícias