A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

02/07/2009 19:18

Cooperativas representam 9% do PIB estadual, diz OCB

Redação

Nessa sexta-feira, a OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul) comemora 30 anos com programação que contará com a participação do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Atualmente, conforme o presidente do órgão, Celso Ramos Régis, as cooperativas de MS representam 9% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.

O crescimento das cooperativas no território sul-mato-grossense tem sido intenso, com forte atuação nos ramos do agronegócio, setor de crédito, saúde, infraestrutura (eletrificação rural), transporte e trabalho. Contudo, ainda não existe cooperativa voltada para o setor habitacional, de acordo com Régis.

Os dois setores cooperativistas em amplo desenvolvimento são os do transporte e crédito (instituições financeiras como Unicred e Sicredi), segundo explica Régis. "O ramo do transporte, em virtude do setor sucroalcooleiro, que permitiu a várias cooperativas a prestação de serviços em usinas".

"O cooperativismo sempre aparece nos momentos de mais dificuldades, através da união das pessoas. Normalmente, as pessoas ficam mais suscetíveis à união nos momentos de crise. As cooperativas garantem o benefício comum da coletividade", frisa Régis, citando também que o sistema cooperativista "é a ponte que liga o socialismo e o capitalismo, pois consegue produzir e distribuir".

Celso é presidente da OCB/MS há três anos e em 2010 conclui o mandato, podendo ser reeleito. Ele também preside o Sicredi Federal numa cooperativa que congrega servidores federais em MS.

Atualmente existem 103 cooperativas em MS.

Semana - Nesta semana é comemorada a "Semana da Cooperativismo" e a OCB/MS preparou uma programação interessante para esta sexta-feira. No período da manhã haverá o encontro da Frencop (Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio e Cooperativismo), presidida pelo deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB), na Assembleia Legislativa.

O governador José Serra acompanhará o evento e palestrará na ocasião. "Não é uma palestra política, afinal, tudo já foi combinado. Será tudo direcionado ao sistema cooperativista", adianta Régis, comunicando que o presidente da mesma frente, só que nacional, também estará em Campo Grande: deputado federal Odacir Zonta (PP-SC).

O presidente da OCB nacional, Marcio Freitas, marcará presença nas atividades. E para a noite está programado um jantar no Golden Class, na avenida Mato Grosso, quando será entregue o prêmio OCB de jornalismo.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes já confirmou vinda para o jantar do encontro. Devem participar do evento os senadores Marisa Serrano (PSDB) e Valter Pereira (PMDB), além dos deputados federais Dagoberto Nogueira (PDT), Waldemir Moka (PMDB), Antônio Carlos Biffi (PT), Antônio Cruz (PP), Geraldo Resende (PMDB) e Nelson Trad (PMDB).

Empresas têm até 20 de dezembro para optar pela antecipação do eSocial
Empresas podem optar pela antecipação da implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSoci...
Prazo para regularizar débitos com fisco estadual vence na sexta-feira
Contribuintes que possuem débitos com o fisco estadual têm até sexta-feira (15) para aderirem ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) de Mato Gross...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions