A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/01/2012 09:59

Copom discute hoje taxa básica de juros e pode balizar a economia no semestre

Stênio Ribeiro, da Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia na tarde de hoje (17) a primeira reunião do ano para definir a taxa básica de juros, também conhecida como Selic porque é a taxa que remunera os títulos públicos depositados no Serviço Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

As reuniões do Copom ocorrem a cada 45 dias, em média, no total de oito por ano, e são desdobradas em dois dias, sempre às terças e quartas-feiras. Portanto, o resultado do colegiado só será conhecido amanhã à noite. Mas, se depender da expectativa dos analistas de mercado entrevistados pelo BC na última sexta-feira (13), a Selic deve cair dos atuais 11% para 10,5% ao ano.

Caso a expectativa se concretize, será a quarta redução consecutiva de igual dosagem. O processo de afrouxamento da política monetária começou em agosto do ano passado, revertendo o ritmo de alta das cinco reuniões anteriores. Naquela ocasião, a Selic caiu de 12,5% para 12%, surpreendendo as expectativas dos analistas e dividindo posições internas no colegiado de diretores do BC.

Nas duas reuniões seguintes do Copom, os diretores da autoridade monetária foram unânimes na decisão de repetir a redução dos juros em 0,5 ponto percentual. E, de acordo com o boletim Focus, divulgado ontem (16) pelo BC, os analistas esperam que o mesmo se repita agora, e sinalizam perspectivas de mais reduções ao longo de 2012 para que a Selic chegue ao final do exercício financeiro em torno de 9,5%.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions