A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

23/04/2009 08:52

Crise no campo preocupa, mas vendas de veículos vão bem

Redação

As concessionárias de Mato Grosso do Sul acompanham, com apreensão, os problemas que atingem o setor agropecuário e que podem afetar principalmente as vendas de comerciais leves (camionetes e pick ups) e de caminhões. Até o fim de março as vendas indicam, porém, que o setor não se abalou, pelo contrário, as vendas aumentaram.

O presidente do Sincovems (Sindicato das Concessionárias de Veículos de Mato Grosso do Sul), Luís Antônio de Souza Campos, afirma que as dificuldades que atingem o setor pecuário, a agricultura e o setor sucroalcooleiro podem afetar as vendas.

Porém, na contramão do País, Mato Grosso do Sul elevou as vendas de caminhões em 8,45% no acumulado do trimestre, enquanto a média nacional foi negativa para o setor: as vendas caíram 15,65%.

Quanto as vendas de veículos de passeio, Campos afirma que a perspectiva é de pelo menos manter os níveis de 2008, considerados os melhores. Para ele, a retomada do crédito favorece este cenário. Os bancos estão mais criteriosos na concessão de financiamentos, mas o dinheiro voltou a circular. O nível dos juros é outro fator que reflete diretamente nas vendas. Hoje a média fica entre 1,45% a 1,5% ao mês.

Segundo o presidente do Sincovems, com a desaceleração da produção no fim do ano passado, ainda há filas de espera por veículos novos, especialmente os carros populares. A demanda foi reaquecida a partir da isenção do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) e somando isso a outros descontos há casos em que os carros ficaram quase 10% mais baratos.

Já nos casos de motocicletas cujas vendas caíram em mais de 26% no primeiro trimestre, a retração é atribuída ao maior rigor das financeiras para concessão de crédito.

Hoje existem mais de 100 concessionárias em Mato Grosso do Sul que geram cerca de 4 mil empregos diretos.

Fenabrave

Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions