A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 27 de Maio de 2018

23/04/2009 08:52

Crise no campo preocupa, mas vendas de veículos vão bem

Redação

As concessionárias de Mato Grosso do Sul acompanham, com apreensão, os problemas que atingem o setor agropecuário e que podem afetar principalmente as vendas de comerciais leves (camionetes e pick ups) e de caminhões. Até o fim de março as vendas indicam, porém, que o setor não se abalou, pelo contrário, as vendas aumentaram.

O presidente do Sincovems (Sindicato das Concessionárias de Veículos de Mato Grosso do Sul), Luís Antônio de Souza Campos, afirma que as dificuldades que atingem o setor pecuário, a agricultura e o setor sucroalcooleiro podem afetar as vendas.

Porém, na contramão do País, Mato Grosso do Sul elevou as vendas de caminhões em 8,45% no acumulado do trimestre, enquanto a média nacional foi negativa para o setor: as vendas caíram 15,65%.

Quanto as vendas de veículos de passeio, Campos afirma que a perspectiva é de pelo menos manter os níveis de 2008, considerados os melhores. Para ele, a retomada do crédito favorece este cenário. Os bancos estão mais criteriosos na concessão de financiamentos, mas o dinheiro voltou a circular. O nível dos juros é outro fator que reflete diretamente nas vendas. Hoje a média fica entre 1,45% a 1,5% ao mês.

Segundo o presidente do Sincovems, com a desaceleração da produção no fim do ano passado, ainda há filas de espera por veículos novos, especialmente os carros populares. A demanda foi reaquecida a partir da isenção do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) e somando isso a outros descontos há casos em que os carros ficaram quase 10% mais baratos.

Já nos casos de motocicletas cujas vendas caíram em mais de 26% no primeiro trimestre, a retração é atribuída ao maior rigor das financeiras para concessão de crédito.

Hoje existem mais de 100 concessionárias em Mato Grosso do Sul que geram cerca de 4 mil empregos diretos.

Fenabrave

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions